Agricultores familiares e entidades representativas da agricultura familiar, comunidades tradicionais e povos originários se reuniram em Nova Andradina, na última sexta-feira (19), para a primeira Conferência Regional da Agricultura Familiar, abrangendo os municípios de Anaurilândia, Brasilândia, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu, Angélica e Nova Andradina.
O objetivo do evento é ouvir as demandas dos Agricultores Familiares, que ao final dará o direcionamento ao Governo de Mato Grosso do Sul na formatação das políticas públicas e orçamento ao setor.
- Paulo Roberto da Silva-Incra
- Marina Ricardo Viana-MDA
- Washington Willeman-Agraer
- Renato Câmara-Deputado Estadual
- Leandro Fedossi-Câmara Vereadores
- Zeca do PT-Deputado Estadual
- José Gilberto Garcia-Prefeito Nova Andradina
- Público presente
- Humberto de Mello-Seaf
Os eventos são organizados pela Seaf (Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais) da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) com apoio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
Compareceram à primeira Conferência 130 pessoas, entre elas os deputados estaduais Renato Câmara e Zeca do PT, o superintendente do Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) Paulo Roberto da Silva, o Prefeito de Nova Andradina José Gilberto Garcia, o Prefeito de Novo Horizonte do Sul Aldenir Barbosa do Nascimento (Guga), o Prefeito de Ivinhema Juliano Ferro, o Prefeito de Taquarussu Clóvis José do Nascimento, o Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Andradina Leandro Fedossi, a coordenadora geral do escritório estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) Marina Ricardo Viana, a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina Juliana Lopes, o coordenador regional da Agraer de Nova Andradina Sandro Henrique Polloni, os representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de cada município e os coordenadores locais da Agraer dos municípios envolvidos, além de representantes de grupos da agricultura familiar.
“Atualmente, aproximadamente 100 mil famílias (assentados, indígenas, produtores tradicionais e povos originários) compõem a Agricultura Familiar e estes são responsáveis por aproximadamente 80% da produção dos alimentos que consumimos todos os dias: horticultura, carne, frango, leite, entre outros. O Governo do Estado criou a Secretaria da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais pensando nesse público e a Agraer é a responsável pela execução dessas políticas. Hoje estamos de braços dados com o Incra e o MDA para construir novas oportunidades de fazer muito por esse público que tanto necessita”, ressaltou o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman.
O Secretário Executivo da Agricultura Familiar Humberto de Mello agradeceu a presença dos participantes e ratificou o compromisso em fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul com amparo do governo estadual e federal. “Nós sabemos dos desafios que teremos, mas essa conferência marca o início da materialização de um sonho e de um compromisso de vida, que, com esse nível de participação da agricultura familiar organizada, teremos muito mais condições de realizar”, concluiu.
A próxima conferência será realizada em Coxim, no dia 26 de maio, com a presença de representantes dos municípios de Pedro Gomes, Sonora, Figueirão, Rio Verde, Rio Negro, Coxim, São Gabriel do Oeste, Alcinópolis, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Costa Rica e Camapuã.
Texto: Ricardo Campos Jr e Fládima Christofari, Comunicação Agraer
Fotos: Néia Maceno, Comunicação Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva