Agricultores familiares se reuniram em Dourados, na última terça-feira (20), para a Conferência Regional da Agricultura Familiar. Foram contemplados os municípios de Itaporã, Laguna Carapã, Jatei, Glória de Dourados, Deodápolis, Fátima do Sul, Vicentina, Dourados, Rio Brilhante, Douradina e Maracaju.
Os eventos são organizados pela Seaf (Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) com apoio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
Compareceram ao evento aproximadamente 260 pessoas. Entre elas, o secretário executivo da Seaf, Humberto de Mello; o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman; a coordenadora-geral do escritório estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Marina Ricardo Viana; o superintendente estadual do Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária), Paulo Roberto da Silva; o secretário de agricultura Ademar Roque Zanatta; os deputados estaduais Zeca do PT e Renato Câmara; o secretário adjunto da Semadesc, Valter Carneiro Junior; o vereador de Dourados Elias Ishy; representante da Embrapa Agropecuário Oeste Fernando Lamas; o reitor da UFGD, Jones Dari Goettert; e demais autoridades locais.
Para o secretário municipal de Agricultura Familiar de Dourados, Ademar Roque Zanatta, o evento aglutina as necessidades e demandas do setor, daí sua importância.
“Essa questão do planejamento não é restrita para grandes conglomerados. Dentro da agricultura familiar, se não houver planejamento também não se progride. Esses eventos e essas demandas estão ligados. Cabe a nós, como poder público, fazer o meio de campo. O que o Estado está fazendo é muito importante. Acho que foi um sucesso”, afirma.
Já Telma de Oliveira, representante da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Assentamento Silvio Rodrigues, em Rio Brilhante, agradeceu aos organizadores do evento. “A conferência é importantíssima para o conhecimento de todos os pequenos agricultores. Quero agradecer a todos os envolvidos, em especial a Agraer, que é muito importante, pois e com a assistência técnica que nós melhoramos a produção”.
Texto: Ricardo Campos Jr. – Comunicação da Agraer
Fotos: Néia Maceno – Comunicação da Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva