Na ocasião, secretário Barbosa enfatizou investimento do Estado na ordem de mais de R$ 100 milhões para o bem estar da sociedade e, consequentemente, a valorização dos policiais.
Campo Grande (MS) – Em solenidade no auditório Manoel de Barros, do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, foi uma das autoridades homenageadas com a Medalha Prêmio, da Polícia Civil.
A distinção é entregue a pessoas que por meio do seu trabalho prestaram relevantes serviços à sociedade o que, consequentemente, contribui com os trabalhos da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.
Ao receber a honraria, Felini frisou a relevância de estar entre os agraciados e a importância da condecoração para a Agraer. “É uma alegria receber esta medalha visto a importância da Polícia Civil. Como dirigente da Agência é uma satisfação poder levar o nome da entidade em um evento de tão grande valor no Estado”, disse.
Na noite foram concedidos três tipos de condecoração, duas delas sendo a “Medalha Tempo de Serviço” e a “Medalha Mérito Policial”, foram dadas a 198 policiais civis que se destacaram nas funções e contribuíram decisivamente para o aperfeiçoamento da instituição, contribuindo efetivamente para manter a ordem, segurança e tranquilidade em Mato Grosso do Sul.
Já a “Medalha Prêmio” foi concedida a policiais militares e membros da sociedade que tenham contribuído direta ou indiretamente com o trabalho da Polícia Civil e prestado relevantes serviços, contribuindo com o combate a criminalidade ou que ajudaram a projetar positivamente da instituição, junto à sociedade. Ao todo, 34 pessoas receberam esta medalha.
Ao final da cerimônia, o diretor-presidente fez questão de enfatizar seu orgulho em fazer parte dos homenageados ao lado de autoridades como o secetário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), José Carlos Barbosa, o adjunto da pasta, delegado Antônio Carlos Videira, o subcomandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Francisco Assis Ovelar, o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, Ailton Stropa Garcia, o juiz Aluízio Pereira dos Santos, da Comarca de Campo Grande, o procurador-geral de Justiça, Paulo Cezar Passos, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul, Mansour Elias Karmouche, e a primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja.
“Cada qual tem o seu papel em nosso Estado e poder levar o nome da Agraer é sempre muito bom. A agricultura familiar tem uma enorme importância para o crescimento socioeconômico de Mato Grosso do Sul. Colocar a Agraer junto a instituições do alto-escalão judiciário é, sem dúvida, uma forma de reconhecer o papel social dos produtores e técnicos de Ater no desenvolvimento da nossa sociedade”, justificou.
MS Mais Seguro
Na solenidade, o secretário da Sejusp, José Carlos Barbosa, que na ocasião representou o governador Reinaldo Azambuja, enalteceu o papel da Polícia Civil e os homenageados da noite. “O senhor governador do Estado pediu que eu trouxesse a mensagem de agradecimento, a mensagem de reconhecimento, do esforço e da dedicação do trabalho da nossa Polícia Civil. Trabalho fundamental, exatamente do trabalho das nossas policias de todas as suas áreas que se conduz o inquérito policial. É através da boa prova que se gera a denúncia e, consequentemente, a ação”, disse.
Tanto trabalho tem gerado o esforço do governador em dar boas condições as policias que no cumprimento do dever zelam pela segurança da sociedade. “Daí a razão do nosso esforço e do esforço do nosso governador que mesmo em tempos de crises lança junto com a Sejusp e o nosso secretário de Estado de Fazenda o programa ‘MS Mais Seguro’ com investimento de mais de R$ 100 milhões. As licitações estão todas encaminhadas”, garantiu.
De acordo com Barbosa o montante representa a valorização das polícias civil e militar. “O que significa aquisição de armamentos, de munições, de proteção dos nossos policiais com os coletes que já estão chegando. São mais de cinco mil coletes que foram adquiridos, além de viaturas, enfim”.
As ações da Sejusp compreendem ainda reformas de prédios. “Reformas que nós lançamos, agora, através de um programa inovador chamado “Mãos que Constrõem” que objetiva utilizando a mão de obra carcerária promover a reforma dos prédios, das estruturas da segurança pública, iniciando pelo nosso quarto Distrito Policial. As obras já foram iniciadas, com esforços para que se estenda para toda a Capital e chegue também ao interior do Estado”, concluiu.
Este é um dos maiores programas de segurança pública já realizado em Mato Grosso do Sul, que visa priorizar todas as forças e instituições da segurança pública, com investimentos em viaturas, armas e equipamentos de salvamento e proteção.
Honraria
A premiação da Polícia Civil foi criada em novembro de 1989, com a publicação no Diário Oficial do Estado dos decretos 5.281, 5.282, 5.283 e 5.284. De acordo com Marcelo Vargas, delegado-geral da Polícia Civil, a premiação é uma forma de reconhecer aqueles que contribuíram de maneira significativa para o aperfeiçoamento da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.
Texto e Fotos: Aline Lira