Dourados (MS) – O governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e o Ministério de Desenvolvimento Agrário em parceria com a CPAO-Embrapa/Dourados realiza curso de bovinocultura de Leite com o tema:” Formação e Manejo de Pastagens/Gestão da Unidade de Produção Leiteira”.
O curso tem por objetivo a preparação do técnico da extensão rural para capacitar o produtor, que através das instruções possa adotar as tecnologias apropriadas à sua realidade. O curso acontece no período de 26 a 30 de outubro com os temas: Formação e manejo de pastagens e Gestão da unidade de produção leiteira por meio do sistema GisLeite, da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG).
Os temas do curso sobre manejo serão abordados por pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste. Os tópicos envolvem correção e fertilidade do solo (Carlos Hisssao Kurihara); avaliação das condições de clima e solo (Claudio Lazzarotto); irrigação em pastagens (Danilton Flumignan) e alternativas de pastagens para pastoreio, corte e silagem (Luiz Armando Zago Machado).
O GisLeite é o segundo curso da programação, com palestras dos pesquisadores da Unidade da Embrapa em Juiz de Fora. De acordo com os desenvolvedores do programa de computador, o GisLeite “orienta a tomada de decisão dos gerentes componentes da cadeia produtiva do leite, mediante análise de relatórios que apresentam indicadores de desempenho produtivo e reprodutivo dos animais, indicadores de produtividade dos rebanhos e eficiência econômica da atividade. O sistema disponibiliza aos usuários listas de intervenção, relatórios gerenciais, econômicos e de rastreabilidade dos animais”.