Campo Grande (MS) – Na última sexta-feira (18), profissionais da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participaram da capacitação em piscicultura para técnicos em assistência técnica, promovida pela Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul. O curso foi realizado nas dependências da Fazenda Experimental da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
Com carga horária de 16 horas, as aulas foram ministradas em dois dias, quinta (17) e sexta-feira (18), com o objetivo de promover o aprimoramento dos profissionais de ATER no que diz respeito ao cultivo de peixes, para que as equipes que prestam serviço aos agricultores familiares estejam cada vez mais habilitadas a orientar o trabalhador rural que busca investir nessa linha de produção, alevinos.
Noções da cadeia produtiva da aquicultura; sistemas de produção em aquicultura e seus gargalos, desenvolvimento da aquicultura no Brasil – dificuldades, potenciais, perspectivas e políticas públicas, implantação e regulamentação na aquicultura e legislação vigente sobre meio ambiente, áreas de preservação permanente (APP), além do uso de recursos hídricos para aquicultura, foram alguns dos temas abordados.
O curso envolveu aulas teóricas e práticas, dia de campo. As visitas a uma indústria e fazenda de criação de peixe e a uma piscicultura familiar encerraram o encontro.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação/Agraer