Maracaju (MS) – Na edição do Showtec de 2016, aberta nesta quarta-feira (20) na Fundação MS, em Maracaju, o stand da Agência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Agraer), oportunizou a produtores de diversos municípios a apresentação e comercialização de produtos que encheram os olhos dos visitantes.
Doces, pimentas, mel, goiabadas, licores, conservas e a tradicional linguiça de Maracaju – todos devidamente registrados – têm servido como souvenir na Feira de Tecnologia que reuniu as principais lideranças do setor produtivo e produtores de todo canto do Estado.
Os produtos, oriundos dos municípios de Itaporã, Aquidauana, Sidrolândia e Maracaju caíram na graça dos visitantes e fizeram do espaço um dos mais concorridos já durante a abertura.
A Governadora Rose Modesto, o Secretário de Produção e Agricultura Familiar Fernando Mendes Lamas, presidentes e diretores de diversas autarquias do Governo e de instituições ligadas ao setor produtivo tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho de cada associação e produtor ali representado, numa visita que abriu o giro tecnológico que a comitiva fez pela feira.
De Aquidauana, a Produtora Jaciara trouxe o licor de pitanga e as compotas.
Daquele município também vieram os produtos da Associação Leste Pantaneira de Apicultores (Alespana). Mel de abelha puro, de 46 associados, foi disponibilizado sob os cuidados da Presidente Maria Silvana, que durante a visita da Governadora fez questão de contar da recente viagem que fizeram a Brasília e do encontro com Ministro Patrus Ananias, que rendeu grande divulgação aos produtos.
De Sidrolândia, Clélia de Fátima, do Assentamento Jiboia trouxe uma variedade de pimentas em conserva. Com produção media mensal de 200 unidades, Clélia disse que viu seus produtores terem significativo aumento nas vendas, após a regulamentação da inspeção.
Do município que sedia o grande encontro tecnológico foram disponibilizados pimentas, doces, geleias e temperos da Fazenda Ipiranga, da Família de Maria Elisa Nogueira e seu filho Alexandre Barbosa. A apresentação dos produtos ficou por conta da neta Priscila Barbosa de Moraes, que se disse muito contente com a oportunidade.
Vedete dos principais eventos de Maracaju, a tradicional linguiça foi apresentada através da Associação dos Produtores da Tradicional Linguiça de Maracaju (Aptralmar), presidida por Gilson Marcondes.
Com motivos de sobra para comemorar Gilson aproveitou a oportunidade para convidar o Governador Reinaldo Azambuja, através do Secretario de Governo Eduardo Riedel, para acompanhar a comitiva da Associação, que irá ao Rio de Janeiro fazer um lançamento da iguaria, no próximo mês.
Segundo Gilson, com a conquista da identificação geográfica (ig) a associação tem visto muitas portas se abrirem. “Estamos trabalhando numa parceria com um frigorifico que irá disponibilizar a linguiça produzida pelos associados para todo canto do País”. Revelou.
Provar alguns dos produtos e principalmente a linguiça de Maracaju não foi trabalho difícil para todos que acompanhavam a Governadora. O stand da Aptralmar foi tomado pelos visitantes e os elogios reafirmaram o sucesso e a ótima fama da linguiça.
Um espaço também abrigou o stand da Fundação MS que distribuiu material de divulgação do Estado, sob o comando do Diretor Presidente, Nelson Cintra.
Enelvo Felini, Diretor da Agraer, comentou que a participação da Agência será maior a cada ano, inclusive em outras atividades que acontecem na Feira.
Rose e a comitiva almoçaram na Fundação MS após participarem de lançamento de cultivar da empresa Basf, em parceria com a Embrapa e Fundação Meridional, e visitar stands.
Kelly Ventorim, assessora da Sepaf