Campo Grande (MS) – A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite realizará entre os dias 29 de maio e 5 de junho a Semana do Leite de Mato Grosso do Sul. Com ações que visam divulgar a importância do leite no cenário econômico e social, e também estimular o consumo de produtos lácteos, durante a Semana do Leite acontecem a Corrida do Leite, o seminário A Cadeia Produtiva do Leite e o Encontro Técnico do Leite.
No dia 29 de maio, a partir das 8h, no Parque das Nações Indígenas, acontece a primeira ação da Semana do Leite: a Corrida do Leite. Nesse evento terá degustação de produtos lácteos para os participantes. Dias 30 e 31 de maio é a vez da realização do seminário A Cadeia Produtiva do Leite para técnicos do setor. O debate vai ser promovido no Sinterpa que fica na Avenida Rodoviária, 1014, bairro Coronel Antonino, em Campo Grande.
No dia 1º de junho, data em que é comemorado mundialmente o Dia do Leite, vai ser realizado na Assembleia Legislativa, no gabinete da presidência, o tradicional evento “Leite da manhã”. Autoridades políticas e lideranças do setor se encontram para tratar do segmento de produção. Na oportunidade também serão entregues homenagens para alguns dos desbravadores da atividade leiteira do Estado.
Para o dia 2 de junho está agendada a segunda reunião da Câmara Setorial, que será promovida na Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf). A 19ª edição do Encontro Técnico do Leite acontecerá no dia 3 de junho, no Sindicato Rural de Campo Grande. No dia 5, as atividades alusivas a Semana do Leite serão encerradas oficialmente.
O evento, que é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Sepaf, contando com a participação dos técnicos do programa Leite Forte, tem ainda na programação a distribuição de produtos por meio de promoções em rádios, sites de notícias e mídias sociais.
1° de Junho, Dia Mundial do Leite
A data foi criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU, sigla em inglês), com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial e divulgar seus benefícios.
Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite
A Câmara é vinculada a Sepaf e tem a finalidade de sugerir medidas que devam ser adotadas para propiciar o crescimento e a melhoria das atividades da cadeia produtiva do leite em MS.
Kelly Ventorim, da Assessoria de Comunicação da Sepaf.