O secretário-executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais-SEAF Humberto de Mello Pereira, representou no sábado (23) o titular da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência. Tecnologia e Inovação) do Governo do Estado, Jaime Verruck, na entrega da Central de Comercialização da agricultura familiar no município de Iguatemi.
Com área de 594 metros quadrados, a Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Iguatemi contou com recursos do Pró-Desenvolve (Fundo Estadual Pró-Desenvolvimento Econômico), administrado pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) no valor de R$ 676.763,45. Os recursos do Prodesenvolve são destinados a obras de infraestrutura para fomentar o desenvolvimento do Estado.
Mello foi recebido pelo atual prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Edson Barbosa de Souza e agricultores familiares.
Outra visita realizada pela equipe foi na Casa de Mel, juntamente com prefeito e apicultores do município. Na ocasião, o secretário conferiu a estruturação do local. A equipe ainda participou do ato de entrega de CCU (contrato de concessão de uso) que contou com a presença do superintendente do Incra, Paulo Roberto.
No total, 60 CCUs foram entregues para os agricultores familiares dos assentamentos Rancho Loma e Colorado.
Durante a solenidade, os agricultores familiares fizeram relatos emocionados ao receber o documento. “Muitos aguardavam este documento há muito anos, e hoje se concretizou essa entrega pelo Incra que vai possibilitar aos agricultores familiares fazer o CAF para acessar Pronaf e outros programas de políticas públicas para agricultura familiar do governo federal”, salientou o secretário-executivo.
Rosana Siqueira, Semadesc