Com a presença da equipe técnica que fornece suporte aos assentamentos, os presentes puderam esclarecer dúvidas em relação aos atendimentos prestados pelo Poder Executivo Municipal.
São Gabriel do Oeste (MS) – Em reunião com as famílias dos assentamentos Itaqui e Patativa do Assaré, na última sexta-feira (17), o prefeito Jeferson Tomazoni acompanhado pela Deputada Federal Tereza Cristina anunciaram soluções para alguns dos problemas enfrentados pelos assentados, principalmente envolvendo o fornecimento de água e outras demandas assistenciais, como saúde e educação.
O encontro foi realizado na sede do Assentamento Itaqui contou participação secretário de Infraestrutura, Juninho Gazineu, do presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne, além dos vereadores Marcos Paz, Rosenilda Pires e Vagner Trindade.
Representantes e funcionários da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer, da Fundação Educacional de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Econômico (Funpesg), das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura também estiveram presentes.
Na oportunidade, a deputada anunciou a liberação de 900 mil reais para conclusão do projeto de abastecimento de água que beneficia os dois assentamentos. Até então o recurso estava bloqueado, impossibilitando a continuidade da obra.
Já o prefeito comunicou a redução do valor da hora máquina da patrulha mecanizada para os assentados; destinação de uma patrulha mecanizada para cada assentamento; melhoria no fornecimento de calcário incorporado; fornecimento de suporte técnico para os produtores; e extensão dos projetos de piscicultura, viveiro de mudas, além do incentivo para a diversificação de culturas.
Jeferson ainda informou que uma vez por semana uma equipe formada por médico, enfermeiro, técnico e dentista atenderão os dois assentamentos no Núcleo do Itaqui, ainda comentou sobre a realização de exames de mamografia, através do Hospital do Câncer de Barretos e a criação de duas linhas de transporte coletivo para atender a região.
Outros informes sobre a questão de vagas nas redes municipal e estadual de ensino educação também foram repassados, sobretudo em relação ao levantamento da quantidade de alunos com idade para frequentar o Pré-escolar.
Com a presença da equipe técnica que fornece suporte aos assentamentos, os presentes puderam esclarecer dúvidas em relação aos atendimentos prestados pelo Poder Executivo Municipal. As demandas apresentadas pelos assentados foram registradas para serem feitos os encaminhamentos necessários.