Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) marcou presença na 14ª Expojardim – Exposição Agropecuária de Jardim. O evento contou o envolvimento da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Sindicato Rural e da Associação Empresarial de Jardim.
Para mostrar a força da agricultura familiar foi montado um espaço, exclusivamente, para mostrar o talento de alguns jardinenses, que expressam a cultura local através das artes plásticas, artesanato e culinária.
A Associação Apícola Pantanal participou da feira dentro do estande da prefeitura. Houve a comercialização de mel e produtos derivados da apicultura, além da venda de doces, verduras, legumes e frutas, produzidos por diversos agricultores familiares.
As delícias oriundas de frutas típicas do cerrado da região ficaram por conta do Almiro Kelm. O produtor já participou de programas televisivos, como da apresentadora Ana Maria Braga, em que ensinou um tempero feito à base de guavira.
A Associação Jardinense dos Artesãos expôs aos visitantes uma variedade de produtos, como pintura em panos de prato, telas, toalhas e camisetas. Também foram expostas peças rústicas feitas a partir de osso, do artesão Davi Ojeda, além de objetos e móveis em madeira do professor Lino Maragno. “É à força da agricultura familiar exposta para apreciação e comercialização. Uma forma de valorização do homem e da mulher do campo que é responsável por 70% de todos os alimentos que chega a nossa mesa”, disse o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.
“Estes alimentos e estas artes que estiveram na Expojardim, são de qualidade estão à disposição da sociedade diariamente para serem comercializados. É importante conhecermos e reconhecermos o trabalho destas pessoas”, afirmou o prefeito.
Além da presença de moradores, turistas e autoridades locais, o estande recebeu a visita do diretor presidente da Agraer, Enelvo Felini; da coordenadora regional da Agraer de Anastácio, Vera Lúcia Golze; do secretário Estadual de Fazenda, Márcio Monteiro; deputados estaduais Renato Câmara e Felipe Orro.