Campo Grande (MS) – Autoridades e lideranças dos Estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul reuniram-se na manhã desta terça-feira em Campo Grande para discutir temas relacionados a defesa sanitária animal, em especial o trabalho realizado na prevenção da febre aftosa.
Após a palestra da Pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Vanessa Felipe de Souza, que abordou o tema “A Vacinação como estratégia para defesa sanitária animal” foi a vez dos Estados apresentarem um panorama sobre a realidade da pecuária de corte.
O Diretor Presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), médico veterinário Luciano Chiochetta apresentou o trabalho de Mato Grosso do Sul, dando ênfase ao sistema de defesa da Agência estruturado em 78 dos 79 municípios do Estado.
Depois foi a vez do representante do Paraná, Inácio Afonso Kroetz, Presidente da Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), apresentar o trabalho do serviço de defesa do seu Estado.
Guilherme Linhares Nolasco, Presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA), discorreu sobre as ações promovidas e o sistema de defesa de seu Estado.
O superintendente da SFA/Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) de Mato Grosso do Sul, Celso de Souza Martins, comentou a importância do encontro e da discussão de temas que podem nortear as ações que visam uma possível mudança de status sanitário, podendo levar os três Estados a solicitarem o status de ‘livre de vacinação sem aftosa’ no futuro.
O Secretario de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas, e o Secretário de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara, coordenadores do encontro, fizeram uma avaliação positiva sobre a troca de experiências e sobre a importância de colocar em pauta questões que envolvem a discussão de mudança de status sanitário dos Estados.
Participaram do encontro, que aconteceu no auditório da Embrapa Gado de Corte, o Chefe Geral, Cleber Oliveira Soares, o Superintendente do Sistema Cooperativo Ocepar, do Paraná, Robson Mafioletti, o Vice presidente e Secretário de Politica Agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP), Marcos Junior Brambilla, o Diretor Vice Presidente da Cooperativa Agroindustrial Copagril, do Paraná, Elói Darci Podkowa, o Diretor Executivo da Frimesa Cooperativa Central, Elias José Zydek, da SEAB, Otamir Martins, da SFA-MS, Carlos Eduardo Silva, Nilton César da Silva e Elvio Cazola, representando a Famasul Horácio Tinoco, da OCB-MS, Sadi de Paula, além de profissionais da equipe da Iagro, Agraer e Sepaf.
Kelly Ventorim, Assessora de comunicação da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul