Entre reflexões e troca de experiências, 22 mulheres do Assentamento Esperança, localizado no município de Anaurilândia, viveram um dia dedicado ao autocuidado e ao fortalecimento da autoestima. No último dia 30 de setembro, elas participaram de um encontro de incentivo à valorização pessoal.
O evento foi organizado pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) com o apoio da Prefeitura de Anaurilândia e do Sicredi.
Com o tema “Quem se ama, se cuida”, a palestrante convidada, Neuza Serra, enfatizou a importância da saúde física e emocional das produtoras. Com atuação no serviço público de vários municípios, a palestrante trouxe reflexões sobre autoestima e bem-estar como forma de manter equilíbrio e qualidade de vida.
A agricultora familiar Rosilda Rodrigues conta com satisfação sobre a sua presença. “Participar desse evento foi uma experiência enriquecedora. A palestra da Neuza Serra nos fez refletir sobre a importância do autocuidado e de valorizar nossa saúde. Muitas vezes esquecemos de cuidar de nós mesmas diante da correria do dia a dia, mas hoje saímos daqui mais conscientes de que se amar e se cuidar é fundamental. Foi um momento de aprendizado, motivação e fortalecimento para todas nós mulheres do assentamento”.
“Nós produtoras rurais, necessitamos do bem-estar psicológico e da saúde mental, e os eventos vem para nos ajudar nesse equilíbrio, esse evento veio para fazer a diferença. Eu me senti bem melhor, após a palestra”, conta a produtora rural Lúcia Pereira Satimo.
Para o engenheiro agrônomo da Agraer em Anaurilândia, Johnny Marques, a palestra foi muito importante para o empoderamento feminino e para a melhoria da autoestima de mulheres rurais, destacando a importância de ações voltadas para o bem-estar e a valorização dessas pessoas.
O coordenador regional da Agraer em Nova Andradina, Sandro Polloni, também esteve presente no evento e conta sobre o excelente trabalho de mobilização realizado pela equipe da unidade local.
“Fiquei surpreso com o interesse e com a participação das produtoras. Isso nos motiva a trazer novos eventos para a comunidade, nós já estamos pensando nisso”, destacou.
O apoio ao desenvolvimento e melhorias na saúde mental de mulheres assentadas foi o foco dos organizadores para o desenvolvimento do encontro. “As produtoras amaram e estão ansiosas para os próximos”, comenta a técnica em agropecuária do escritório de Anaurilândia, Maria Eduarda Vieira.
A parceria institucional e a importância de ações voltadas ao desenvolvimento social e comunitário foram o ponto de partida para a realização.
Texto: Maria Clara Espíndola sob a supervisão do jornalista Ricardo Campos Jr.
Fotos: Escritório da Agraer em Anaurilândia