Ajudar e aproximar o produtor das políticas públicas. Essa é a missão do extensionista rural, cuja presença faz toda a diferença na vida de dezenas de milhares de agricultores familiares em Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira (6) é comemorada a data desse profissional tão importante para o campo e para a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer.
Somente em 2022, os servidores que prestam essa assistência técnica atenderam em torno de 18 mil pessoas. Graças a eles, muitos conseguiram iniciar um plantio (muitas vezes do zero), melhorar a qualidade do que já cultivavam, agregar valor aos seus produtos e até mesmo obter crédito para compra de máquinas e equipamentos.
“O extensionista é o ponto de apoio do agricultor. Ele acolhe as dúvidas e dificuldades, desde a parte de extensão, como também os assuntos relacionados à regularização da documentação, regularização do lote e a parte social”, explica a gerente de desenvolvimento agrário da Agraer, Izabel Cristina Pereira.
Segundo ela, a Agência conta com 303 técnicos atuando nessa função, presentes em todos os 79 municípios sul-mato-grossenses.
“A carreira de extensionista rural inclui profissionais das áreas agrárias e sociais, como: medicina veterinária, zootecnia, engenharia agronômica, técnico agrícola ou agropecuário, ciências sociais, assistência social, nutrição, entre outras”, acrescenta.
Segundo ela, a partir desse trabalho ímpar são geradas mudanças sociais, culturais e econômicas. “É uma atividade que sempre busca o desenvolvimento local sustentável”, diz a gerente.
Voz da experiência
Quem já passou pela experiência de ser atendido por um extensionista demonstra gratidão por esse profissional que semeia conhecimento junto aos agricultores familiares.
“Os técnicos estão sempre presentes em nossa propriedade nos dando apoio, tanto na parte da lavoura quanto da agroindústria, esta última eu posso dizer com toda a certeza que só nós temos graças ao apoio e à dedicação deles: Inês, Jair, Diego, Douglas e sem esquecer os que se aposentaram recentemente, mas também nos deram apoio: Luiz Henrique e Gilberto Macedo”, diz o agricultor familiar Vanilto Aparecido dos Santos, de Itaporã.
“Gostaria de deixar um abraço de agradecimento a todos os extensionistas não só pelo dia de hoje, mas por todos os dias que estão próximos aos agricultores familiares ajudando a melhorar a qualidade da produção, nos projetos técnicos e muito mais”, diz Messias, da Coopgrande, em Campo Grande.
Homenagem ao Dia do Extensionista
Texto: Ricardo Campos Jr. – Assessoria de Comunicação da Agraer
Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer
Vídeo: Fládima Christofari – Assessoria de Comunicação da Agraer