Assim como um mapa comum orienta caminhos, o Mapa Estratégico mostra como uma instituição pode melhorar sua atual gestão e criar estratégias para atingir metas a longo prazo.
O Mapa Estratégico foi um dos grandes destaques do Integra Agraer – Resultados Alcançados em 2025 e Perspectivas para 2026, realizado nesta semana no Sinterpa. Apresentado por Araquem Ibrahim Midon, da Assessoria, o documento que orienta o futuro da instituição até 2030 chamou a atenção ao simbolizar uma nova fase de alinhamento, foco e modernização na gestão pública da Agência.
Durante a apresentação, Araquem destacou que o mapa traduz o planejamento da instituição de forma visual e prática. “Ele mostra onde queremos chegar nos próximos cinco anos, qual é o nosso foco e nosso norte. É uma ferramenta robusta, alinhada ao mapa estratégico do Governo do Estado, conectando missão, visão de futuro, valores e entregas à sociedade”, explicou.
Segundo o assessor, o mapa representa um divisor de águas. “O planejamento estratégico abre os olhos da instituição. “Deixa claro quem somos, para onde vamos e o que vamos entregar. Também permite organizar melhor o orçamento, direcionar ações e alcançar resultados mais consistentes”.
O superintendente de Planejamento e Governança da Segov, Rodrigo Benavides, reforçou que a Agraer foi exemplo na adoção da metodologia. “A Agraer foi uma das primeiras instituições públicas do Governo de MS a aderir ao processo de criação de um mapa estratégico. Essa parceria com a SEGEM é fundamental para alinhar a estratégia do Estado com as ações das entidades, e a Agraer demonstrou receptividade e visão desde o início”.
Rodrigo lembra que o pioneirismo da Agraer estimulou outras instituições. “A adesão dela inspirou entidades como a Iagro e outras que já iniciaram seus processos. Isso reforça a robustez da metodologia e sua capacidade de gerar resultados”.
Para ele, o mapa é mais que um instrumento técnico é uma ferramenta que mantém viva a estratégia institucional. “A primeira etapa é inspiradora, mas a segunda exige esforço, engajamento e cultura organizacional. A comunicação será fundamental para que a estratégia faça parte da rotina diária”.
Mapa Estratégico – É uma representação visual que conecta metas, prioridades e processos, dando clareza ao papel de cada área e servidor. Ele orienta investimentos, organiza equipes e mantém toda a instituição alinhada a um objetivo comum. Na Agraer, o documento estrutura ações em torno dos pilares de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), GRF (Gerência de Regularização Fundiária e Cartografia), GDA (Gerência de Desenvolvimento Agrário), Pesquisa, Governança e Integridade.
Araquem explica que os efeitos serão percebidos tanto internamente quanto pelo público atendido. “O mapa melhora processos, reduz custos, padroniza métodos e amplia o alcance dos serviços. Ele nos desafia a ousar: aumentar produção, ampliar comercialização e acelerar a regularização fundiária”.
Com metas até 2030 e avaliações periódicas, o Mapa Estratégico consolida uma agenda de futuro para a Agraer. “A partir de agora, servidores terão mais clareza sobre processos, responsabilidades e prioridades, construindo uma gestão mais eficiente, transparente e alinhada aos objetivos sociais do Estado”, conclui Araquem.
Conheça o planejamento estratégico acessando: https://www.agraer.ms.gov.br/planejamento-estrategico/
Texto: Aline Lira, Agraer
Fotos: Néia Maceno, Agraer



