Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Agraer
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A Agência
    • DIRETORIA e GERÊNCIAS
    • Agenda
    • Organograma
    • Planejamento Estratégico
  • Serviços
  • Programas e Projetos
  • Informativos
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Escritórios da Agraer
    • Contato Cepaer
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Intercâmbio entre produtores de MS e SP fortalece conhecimento dentro da agricultura familiar

  • 23 abr 2024
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu um intercâmbio entre alunos do curso de Vassoura Caipira, do Distrito de Arapuá, município de Três Lagoas (MS), e produtores de vassoura no assentamento Timboré, município de Andradina, Estado de São Paulo.

O evento foi organizado pela Agraer, por meio da assistente social, Cleide Prado, e da GDR, Sonia Komori, e pelo ITESP – Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, através da articulação da assistente social Rosilva Brito e o técnico Gustavo de Carvalho.



A atividade de campo teve início no sítio do produtor Agnello Alves de Lima e sua esposa, Maria Conceição, que receberam os participantes com hospitalidade e compartilharam seu conhecimento sobre o cultivo do sorgo vassoura e a confecção das vassouras caipiras. “Demonstrei as práticas de plantio e os equipamentos artesanais utilizados na produção para que o grupo saísse daqui com mais informações para pôr em prática”, disse o produtor.

Em seguida, o grupo se dirigiu até a propriedade do agricultor Adão Nogueira e da esposa Valdeliza Simões, também dedicados ao trabalho artesanal da vassoura. O casal apresentou a rotina de trabalho dentro do seu sítio e demonstrou algumas vassouras já finalizadas. Por fim, o casal presenteou os visitantes com uma muda de rosa do deserto, demonstrando gentileza e hospitalidade.



“O intercâmbio promoveu o compartilhamento de conhecimentos, fortaleceu os laços comunitários e valorizou as práticas tradicionais da agricultura familiar. Além disso, os participantes conseguiram adquirir as sementes do sorgo vassoura, aguardadas ansiosamente para iniciar a produção”, explicou a assistente social da Agraer de Três Lagoas, Cleide Prado.

A última parada foi no sítio da agricultora Mirtes, mais conhecida como a “Rainha da Banana Verde”, onde os participantes foram recebidos com um café da tarde com produtos da Cooperativa Coapar (Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados e Pequenos Produtores da Região Noroeste do Estado de São Paulo). Na ocasião, a produtora compartilhou sua história de vida no assentamento Timboré, enriquecendo o momento com repentes e descontração.




“Este evento exemplifica o poder da cooperação e da troca de experiências na promoção do desenvolvimento rural e na valorização da agricultura familiar”, avaliou o técnico da ITESP, Gustavo de Carvalho.

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL

Av. Des. José Nunes da Cunha S/N - Bloco 12
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital