Campo Grande (MS) – Amanhã (17) e sexta-feira (18), será realizada em Mato Grosso do Sul a 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A abertura do evento está prevista para às 9h, em auditório da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande.
O encontro será promovido graças a uma parceria entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e governo do Estado, por meio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). A Conferência Estadual é o local para debater e formular políticas públicas que serão levadas para Conferência Nacional.
Com o tema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis”, o objetivo é estabelecer estratégias para promover um serviço de qualidade da Ater pública ao sistema rural brasileiro, voltada para a produção de alimentos saudáveis.
A expectativa é reunir mais de 200 pessoas no encontro, sendo cerca de 150 delegados, que foram eleitos em sua maioria nas plenárias regionais de Ater realizadas, em 2015, nas quatro regiões do Estado. Os delegados são representantes de agricultores familiares, comunidades tradicionais, extensionistas, representantes do poder público, movimentos sociais e sindicais.
O encontro é fundamental para alinhar as políticas públicas, sendo o caminho para que os serviços de assistência técnica e extensão rural cheguem a um maior número das propriedades de agricultores familiares e promovam a geração de renda e a segurança alimentar.
2ª Cnater
A 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Cnater) vai ocorrer em Brasília, de 31 de maio a 3 de junho de 2016. Ao fim do processo, um documento será construído para nortear as políticas de Ater do MDA pelos próximos anos.
Ao todo, já foram realizadas 384 conferências de Ater pelo Brasil, entre municipais, territoriais e estaduais. Juntas, o público já soma 22.447 pessoas.