Iagro debate monitoramento de agentes virais nas populações de porco monteiro em workshop

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, junho 28, 2016 as 16:47 | Voltar

Campo Grande (MS) – Fiscais Estaduais da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) serão palestrantes no I Workshop – A interface entre bovinos e o porco monteiro (Sus scrofa) no Pantanal: aspectos ecológicos, sanitários e de produção. A palestra será realizada no próximo dia 30 de junho, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande.

Rita de Cássia da Silva Paes e Reny Correa Lyrio debaterão a “importância do monitoramento de agentes virais de notificação compulsória nas populações de porco monteiro”.

O workshop é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da UCDB e tem como principal objetivo discutir os aspectos ecológicos, sanitários e de produção associados aos rebanhos bovinos, ao porco monteiro e à biodiversidade do Pantanal com especialistas do Brasil e de Portugal.

O professor doutor Heitor Miraglia Herrera, responsável pela disciplina de Biologia Parasitária, figura como organizador do evento, que acontece na própria Universidade no período de 30 de junho a 4 de julho, das 8h às 17h, conforme programação abaixo:

Data Horário Palestra Palestrante
30/06Manhã 8:00 – 9:00 Biologia e Ecologia do porco monteiro no Pantanal Dra. Grasiela Porfirio (UCDB, MS)
9:10 – 10:10 Importância do monitoramento de agentes virais de notificação compulsória nas populações de porco monteiro Dra. Rita de Cássia da Silva Paes (IAGRO) e Dra. Reny Correa Lyrio (IAGRO)
30/06Tarde 13:30 – 14:30 Javalis e outros suídeos do Brasil e do mundo: espécies cinegéticas e conflitos na agropecuária Dr. Carlos Fonseca (Universidade de Aveiro, Portugal)
14:40 – 15:40 Manejo e produção do porco monteiro no Pantanal Dr. Ubiratan Piovezan (Embrapa Pantanal)
15:45 – 16:35 Manejo e controle do javali em MS Dr. Michel Machado(IBAMA)
01/07Manhã 8:00 – 9:00 O porco monteiro como parte de um sistema complexo de hospedeiros reservatórios silvestres no Pantanal Dr. Heitor Miraglia Herrera (UCDB, MS)
9:10 – 10:10 Infecção porBrucellaspp. em mamíferos no Pantanal Dra. Carina Elisei (UCDB, MS)
01/07Tarde 13:30 – 14:30 Análise de Sustentabilidade do modelo de caça tradicional do porco monteiro no Pantanal Dr. Reinaldo Lourival (UFMS)
14:40 – 15:40 Ecologia de carrapatos no Pantanal sul-mato-grossense Dr. Paulo Henrique D. Cançado (Embrapa Gado de Corte)

 

Kelly Ventorim, da Assessoria de Comunicação da Sepaf e da Iagro

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.