Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja abrirá às 14h de terça-feira (17), em Três Lagoas, a Rota do Desenvolvimento da Região Costa Leste de Mato Grosso do Sul. A solenidade de abertura contará ainda com a presença do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck e dos secretários Márcio Monteiro (Fazenda), Fernando Lamas (Produção e Agricultura Familiar), Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Sérgio de Paula, (Casa Civil), da prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, parlamentares e outras autoridades. O evento acontece de 17 a 19 de novembro no SEST/SENAT de Três Lagoas.
A Rota do Desenvolvimento é uma ação do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (PROPEQ), realizada pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), juntamente com Sebrae e demais instituições do Sistema S. A ação leva aos municípios do interior do Estado profissionais de referência em vários segmentos. Até o momento já foram realizadas três edições, em Nova Andradina, Coxim e Dourados e capacitados cerca de 4 mil participantes. A cada Rota são oferecidas 400 atividades gratuitas, dentre oficinas, palestras e workshops. Para participar basta inscrever-se gratuitamente no site www.rotadodesenvolvimento.com.br.
Diálogos do Desenvolvimento
Em Três Lagoas, a primeira atividade da Rota será das 9h às 12h, com a série de encontros “Diálogos do Desenvolvimento Sustentável”. A atividade é voltada às lideranças dos onze municípios da Região Costa Leste, dentre prefeitos municipais, agências de Desenvolvimento, secretários de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente, presidentes de Câmaras de Vereadores, além de representantes de Associações Empresariais e Sindicatos Rurais e outros. O encontro será conduzido pelo secretário Jaime Verruck, pelo secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna e terá a participação dos secretários Márcio Monteiro (Fazenda) e Fernando Lamas (Produção e Agricultura Familiar).
“A Rota do Desenvolvimento é uma fórmula que encontramos de unir governo do Estado, sistema S e setor produtivo no oferecimento de uma série de serviços, capacitações, rodadas de negócios e inovação para os micros e pequenos empresários. A Rota funciona como um complemento às nossas negociações para a atração de investimentos. Nós buscamos envolver toda a cadeia produtiva adjacente a empreendimentos de maior porte, incentivando os grandes a utilizarem os serviços e a comprarem dos pequenos negócios locais”, afirma o secretário Jaime Verruck.
Programação
A programação da Rota do Desenvolvimento da Costa Leste está estruturada nos mesmos moldes das edições anteriores, com atividades variadas aos setores do Comércio, Serviços, Indústria e Agronegócios. Alguns dos nomes trazidos pelo evento são Renato Santos, consultor com atuação internacional, coautor da atual versão do Empretec, principal programa de formação de empresários em todo o mundo, desenvolvido pela ONU e hoje aplicado no Brasil pelo Sebrae; e Samy Dana, Ph.D em Business, doutor em administração, mestre e bacharel em Economia e professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da FGV.
A participação em todos os eventos é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.rotadodesenvolvimentoms.com.br ou momentos antes de cada atividade. São realizadores do evento: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (por meio da Semade), Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest Senat, e Sistema OCB/MS. Apoiam a iniciativa: Amems, Assomassul, Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Fundect, Prefeitura Municipal de Três Lagoas, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems e UFMS.
Clique no link para fazer o download da programação na íntegra da Rota do Desenvolvimento em Três Lagoas.
Marcelo Armôa, Semade