Campo Grande (MS) – Com 300 m² de área construída, a feira do produtor rural de Bodoquena propicia visibilidade de produtos da agricultura familiar e, consequentemente, o aumento de consumidores e lucratividade para o homem e a mulher do campo.
Com barraca há três anos no espaço, a produtora Enilda Souza afirma que a renda aumentou graças a esse contato com as pessoas que vivem na área urbana da cidade. “Antes a gente pegava o carro e saia oferecendo os produtos. Hoje a gente foi expandindo o número de clientes com a feira e não precisa mais ir de porta em porta. As pessoas encomendam e a gente faz”, afirmou.
Tudo o que a agricultora produz é fruto dos cultivos em sua propriedade que fica na Colônia Canaã. “Faço queijo, doce de leite, iogurte natural e cocada. No meu sítio tem plantio de coco. A área toda tem 17 hectares e a gente tem rebanho, terra pra cultivo, essas coisas”, detalha Enilda.
Outra que aprova a feira é a produtora Ana Regina Pristh. “É mais uma oportunidade de comercialização né. A feira ainda tem muito que expandir e a gente espera que com a visita do diretor da Agraer [Enelvo Felini] isso aqui melhore. Pelo que eu sei nunca houve visita de uma autoridade do Estado. Ele conversou com a gente e ouviu nossos pedidos. Quer dizer, você vê que tem alguém interessado em nosso trabalho”, pontuou.
A visita do diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, ocorreu no final da tarde de quarta-feira (24). “Alguns agricultores que trabalham na feira são atendidos no campo pela Agraer e outros não. Mas, independente, a gente quer dar atenção sem distinção. Quando a agricultura familiar próspera, os centros urbanos sentem, ou seja, também são beneficiados. Médico e advogado, por exemplo, as pessoas necessitam vez ou outra. Porém, o alimento é coisa que tem de estar na mesa todo dia”, disse.
Agenda – Enquanto esteve em Bodoquena, Enelvo Felini aproveitou para se reunir com o prefeito Kazuto Horii, a fim de tratar sobre parcerias e convênios que possam agregar crescimento econômico aos agricultores familiares da região.
“Ajudar a alavancar a agricultura familiar de Bodoquena é um compromisso nosso. O governador Reinaldo Azambuja determinou que a Agraer tenha esse olhar igualitário a todos os municípios. Vamos avaliar a possibilidade de entrega de uma patrulha mecanizada e insumos”, informou Felini.
Também esteve presente na reunião o gerente da GDA da Agraer, Araquem Midon, o assessor de gabinete Hélio Martins, a servidora Loreta Pereira, o chefe da Agraer de Bodoquena, Airton Garcez, o chefe municipal do departamento de agricultura Joedir Silva da Cunha e o vereador Nelson de Paula.
Ao final, a comitiva visitou as dependências da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, órgão responsável pela organização do carnaval, em Bodoquena, e entrega de abadas para os blocos da cidade.
Texto: Aline Lira
Fotos: Néia Maceno