Debater alternativas para melhorar as pastagens e, dessa forma, garantir a produção leiteira, a saúde e o bem-estar animal, esses são os objetivos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) ao oferecer o Dia de Campo – evento promovido há cinco anos através de convênio firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A propriedade escolhida para realizar o evento neste último sábado, 28 de maio, foi a Estância Jumma – propriedade de Mário Palo Neto – localizada em Campo Grande. A Agraer atua no local há mais de cinco anos com assistência técnica para a reforma de pastagens e com o manejo da silagem de milho, destinada à nutrição do rebanho.
Neto é médio produtor rural, possui uma área de 100 hectares em que produz milho, soja e cria gado leiteiro e ovinos. No ano passado, com apoio de extensionistas rurais da Agraer, iniciou a reforma de pastagem no período de seca e desde então registra significativos aumentos na produção de leite.
De acordo com o coordenador local da Agraer de Campo Grande, André Guidolin, a alimentação por meio do pasto tradicional se tornou deficitária para o gado, “a silagem de milho consegue suprir todas as exigências nutricionais dos animais e com ela conseguimos manter a produtividade de leite mesmo nos períodos de seca”, explicou. O proprietário afirmou que a assistência técnica recebida e a troca de experiências com os extensionistas alavancou a sua produção. “Estou muito satisfeito com isso”, afirmou Neto.
Temas abordados
O Dia de Campo da Agraer trouxe a palestra sobre “Fosfato natural: fonte de adubação fosfatada alternativa para recuperação de pastagens”, com o engenheiro agrônomo e pesquisador Sandro Cardoso. Além de demonstrações práticas de ensilagem de milho, com o zootecnista e pesquisador Vitor Corrêa de Oliveira. Ambos compartilharam conhecimentos de estudos realizados no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer) e de trocas de experiências. Cerca de 30 produtores rurais de Campo Grande participaram do evento.
Convênio com o Mapa
O Dia de Campo é um evento promovido pela Agraer através do Convênio 836.785/2016 firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o objetivo de prestar assistência técnica a médios produtores rurais e promover a difusão de novas tecnologias para o campo.
Texto, fotos e vídeo: Fládima Christofari, Assessoria de Comunicação da Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva