Equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) esteve em reunião com produtores, Agraer e o Prefeito de Glória de Dourados, Aristeu Nantes. O objetivo foi discutir as ações de conservação de solo e água e adequação de estradas rurais a serem implementadas na Microbacia Hidrográfica denominada "Dois de Junho". Estiveram presentes 20 produtores que receberão o apoio do Programa Pro Solo desenvolvido pela Semadesc, com a participação efetiva da Agraer e da Prefeitura Municipal.
A Semadesc já repassou à Prefeitura Municipal um trator e um terraceador. Os técnicos da Agraer Cristian Carlos Felippi e João Carlos Estefanello, com apoio da secretaria, prestarão assistência técnica aos produtores, inicialmente na construção de terraços e, em seguida, na recuperação e manejo de pastagens.
Durante o encontro, o pesquisador Elói Panachuck, da UEMS, proferiu palestra sobre técnicas disponíveis e eficácia comprovada pela pesquisa científica para a recuperação e a conservação do solo e da água nas propriedades. As medidas trazem ganhos de produtividade e rentabilidade, além de beneficiar o meio ambiente.
O coordenador de Agricultura Fernando Nascimento destacou a importância da união entre o Estado e as prefeituras para que os resultados sejam alcançados. A Semadesc, por meio do Pro Solo, dará apoio efetivo com equipamentos e suporte técnico ao projeto.
O Prefeito de Glória de Dourados, Aristeu Nantes, também ratificou seu compromisso com o projeto na microbacia, disponibilizando operadores e a manutenção das máquinas, além de subsidiar 50% do óleo diesel necessário para os trabalhos nas propriedades. Os agricultores serão responsáveis pela outra metade do combustível e pela retirada das cercas onde for necessário para passar os terraços.
Na oportunidade, os profissionais também visitaram duas propriedades na microbacia "Dois de Junho", onde verificaram que alguns locais possuem terraços, porém estão rompidos ou com sua capacidade de armazenamento de água das chuvas reduzidos, devido ao rebaixamento dos mesmos.
Rosana Siqueira
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva