Campo Grande (MS) – Oportunidades de negócios, programação diversificada, com tecnologias agropecuárias e entretenimento para população, na semana em que o município de Paranaíba completa 160 anos de emancipação política. Assim pode ser definida a 55ª Expopar – Exposição Agropecuária de Paranaíba e a 15ª edição da Expoleite que teve início no dia 28 de junho e segue até 9 de julho.
Na abertura do evento fo marcado com o repasse de uma patrulha mecanizada para auxiliar as atividades da agricultura familiar. A entrega da chave e a assinatura do termo de cessão de uso do conjunto de equipamentos foram feitas pela vice-governadora Rose Modesto, o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, junto ao prefeito Ronaldo Miziara.
“O governador Reinaldo Azambuja, o secretário da Semagro, Jaime Verruck, e a Agraer tem trabalhado arduamente para mudar a realidade dos agricultores familiares do Estado. Emendas federais e estaduais estão sendo buscadas, parcerias e convênios estão seito feitos, tudo para que possamos comprar equipamentos agrícolas, insumos e sementes para os nossos produtores”, afirmou o dirigente da Agraer.
Avaliada em R$ 130 mil a patrulha é composta por um trator agrícola de 85 CV, tração 4×4, uma grade aradora intermediaria de 14 discos, uma grade niveladora de arrasto de 36 discos, uma pá carregadeira traseira.
O prefeito Ronaldo Miziara parabenizou a atuação da Agraer dentro de Paranaíba. “São poucos gestores que conhece de perto a realidade dos produtores rurais como o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini. Ele foi prefeito do município de Sidrolândia, local onde se tem mais famílias agrícolas no Estado, por isso, acredito que ele saiba identificar e resolver os gargalos de quem está na terra”.
A vice-governadora do Estado, Rose Modesto, destacou o papel do setor agropecuário que vem sendo um importante pilar de sustentação da economia nacional. “Apesar da delicada crise nacional Mato Grosso do Sul é um dos sete estados que tem conseguido manter as finanças em equilíbrio. Isso se deve muito ao trabalho do setor rural em procurar soluções para uma melhor produtividade, além, é claro, das ações dos poder público em educação, capacitação profissional e promoção social”, frisou.
O senador Pedro Chaves lembrou a participação ativa do setor leiteiro estadual que atualmente conta com 24 mil produtores, mas, que ainda enfrenta dificuldades em aumentar o desempenho produtivo. “A Expopar é uma oportunidade excelente para fomento de negócios e trocas de experiências, por isso, é fundamental unir esforços para atender as necessidades estruturais e logísticas dos produtores, impactando no aumento da produção e rentabilidade da atividade rural”.
Também participaram da solenidade o senador Pedro Chaves, os deputados estaduais, Rinaldo Modesto, Júnior Mocchi e Eduardo Rocha, e o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Nilo Ferraz e o secretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Agricultura e Pecuária, Claudio Eduardo Agi, a diretora da Secretaria do Sistema Famasul, Terezinha de Souza,o diretor-executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan, o vice-prefeito Cezinha Leal, e o prefeito de Aparecida do Taboado, Robinho Samara.