Na manhã desta segunda-feira (23) os técnicos agropecuários do município de Campo Grande da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) estiveram reunidos com o economista e professor Jefferson Dias do curso de Administração da Unigran Capital para uma conversa sobre educação financeira.
A ação foi demandada pela engenheira agrônoma e gestora de desenvolvimento rural Francimar Perez, da Gerência de Desenvolvimento Agrário (GDA), durante reuniões com os representantes da instituição de ensino ocorridas em abril deste ano.
O objetivo do encontro foi possibilitar a integração de saberes entre técnicos e os professores a fim de alinhar uma linguagem financeira que futuramente poderá ser implementada em projetos junto aos agricultores familiares, considerando tanto os aspectos financeiros quanto sociais.
“Cada cadeia produtiva demanda ações específicas condizentes com a realidade social de cada lugar”, destacou a zootecnista da Agraer, Jovelina Maria de Oliveira.
Na ocasião, foram abordadas, pelo professor Jefferson, as competências necessárias para inserir um programa de educação financeira no campo, como a demanda de investimento em conhecimento, o acesso à internet no meio rural, a anotação para controle da produção, gestão do dinheiro e a organização de um modelo produtivo cooperativista.
Para o gestor de desenvolvimento rural do escritório da Agraer na capital, o engenheiro agrônomo Sidney Kock, a inclusão da educação financeira no meio rural poderá auxiliar os pequenos produtores na organização de suas atividades laborais, “eles poderão calcular sua hora de trabalho e controlar melhor sua produção”, pontuou.
Também estiveram presentes no encontro a professora de Administração Jenifer Gonzaga; o coordenador do curso Fabiano Dotto; a Gestora de Desenvolvimento Rural do Setor de Agroindústria Rural e Políticas Públicas de Compras de Alimentos Denise de Miranda e demais integrantes da equipe da GDA.
Texto e fotos: Igor Moura – Assessoria de Comunicação Agraer