Em Terenos, foi lançado o projeto Agraer em Ação, uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O lançamento foi promovido na última sexta-feira (7), no assentamento Santa Mônica, no Cras da comunidade.
O objetivo do projeto é percorrer os municípios do Estado levando serviços essenciais diretamente aos agricultores familiares, facilitando o acesso dos trabalhadores rurais aos benefícios previdenciários e assistenciais. Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Corguinho estão entre as próximas cidades que irão receber a van com os atendimentos.
Entre os serviços oferecidos pela iniciativa itinerante estão: aposentadoria rural, salário-maternidade, auxílio por incapacidade temporária, benefício de prestação continuada, pensão por morte, emissão de extratos, etc.
“Nosso propósito é facilitar a vida das famílias no campo, garantindo que tenham acesso aos serviços previdenciários sem precisar percorrer longas distâncias. Essa ação busca levar dignidade e fortalecer a inclusão social, contribuindo para o bem-estar dos trabalhadores rurais e suas famílias”, ressaltou o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman.
Com uma área de 7.500 hectares, o PA Santa Mônica, em Terenos, conta com 715 famílias agrícolas. Leite, mandioca, quiabo e hortaliças estão entre os principais itens cultivados dentro das pequenas propriedades de 5 a 7 hectares, aproximadamente, incluindo a área de reserva legal e a área de preservação permanente (APP).
Para quem conhece de perto a extensão do assentamento e a rotina dos agricultores como a presidente da Cooplaf, Maria Neuzira Garcia, o projeto vem “em uma boa hora porque temos vários agricultores em idade de se aposentar, mas, que precisam de orientação quanto à documentação necessária ou que estão com algum tipo de entrave neste processo. E sair da propriedade, deixar ordenha ou a lida da horta para buscar atendimento nem sempre é possível”.
O prefeito de Terenos, Henrique Budke, destacou a importância dessa iniciativa para aproximar os serviços da população rural. “Quando a Agraer procurou a Prefeitura, nós prontamente apoiamos essa ação. Queremos agradecer a presença da Agraer, INSS e do Incra, aqui, pois sabemos das dificuldades que muitos enfrentam para acessar os serviços. Às vezes, o deslocamento até Terenos é complicado. Então, essa parceria possibilita trazer esses atendimentos para mais perto das famílias, garantindo mais comodidade e acesso aos direitos”, afirmou.
O deputado estadual, Zeca do PT, enalteceu a parceria entre os governos estadual e federal, destacando o impacto positivo da iniciativa. “Essa ação mostra a força do trabalho conjunto entre o governo Riedel, por meio da Agraer, e o governo federal, através do INSS. É um grande avanço para as famílias que vivem no campo e muitas vezes encontram barreiras para acessar serviços básicos. Parcerias como essa fortalecem o desenvolvimento rural e garantem direitos a quem realmente precisa”.
A solenidade contou com a presença do diretor-executivo da Agraer, Marcos Roberto Carvalho, da representante da Seaf/Semadesc, Carlinda Rezende e da secretária municipal de Assistência Social, Vivian Servian. Além de agricultores familiares e servidores da Agraer.
Texto e fotos: Aline Lira, comunicação da Agraer