Em Nova Alvorada do Sul, produtoras rurais atendidas pela Agraer assinam contratos do Fomento Mulher em Dia da Oportunidade

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, junho 24, 2022 as 07:58 | Voltar

A equipe da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) esteve presente no Dia da Oportunidade do Sebrae/MS, realizado no mês de junho, no Clube Benedito Coutinho, em Nova Alvorada do Sul. O evento tem como objetivo levar conhecimento para fortalecer os empreendedores locais e produtores da agricultura familiar.

O Dia da Oportunidade foi executado em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A Agraer participou da iniciativa com orientações aos agricultores familiares em relação ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que irá substituir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para fins de acesso a todas as políticas públicas que têm esse documento como requisito.

Dona Joana do assentamento Sucesso, uma das feirantes participantes do evento

Na oportunidade, também foram assinados contratos de crédito do Fomento Mulher destinados às beneficiárias dos assentamentos Volta Redonda, Santa Luzia, Pan e Sucesso que congregam 415 famílias, gerando um total de R$ 57 mil em recursos que irão propiciar uma melhora na renda das comunidades. O Fomento Mulher é direcionado para a implantação de projeto produtivo sob responsabilidade da mulher titular do lote no assentamento. O valor é de até R$ 5 mil, em operação única, por unidade familiar.

Os projetos produtivos contemplados foram elaborados com o suporte da Agraer, por meio do trabalho do gestor de desenvolvimento rural, Álvaro Wosniak Bispo, que afirmou que os benefícios deste crédito irão abranger principalmente a atividade leiteira das propriedades. “Nós auxiliamos cada produtora na obtenção dos recursos, a expectativa é alavancar a produção de leite da região”, explicou Álvaro.

Rosângela Oliveira Bueno da Costa vive no assentamento Pan há 23 anos e vai utilizar o crédito na aquisição de uma vaca leiteira para aumentar a produtividade na sua propriedade. “Eu fiquei muito contente de participar da assinatura do Fomento Mulher, um projeto que valoriza nós mulheres” destacou Rosângela.

Já no assentamento Volta Redonda, a produtora rural, Valéria Rodrigues Dias da Silva, também vai investir na atividade leiteira com o benefício. “A assistência da Agraer ajuda a aprimorar nossos conhecimentos, melhorando o nível de produção", frisou.

Na programação também teve a Feira de Negócios, onde os empreendedores locais e agricultores familiares puderam expor os produtos para a comunidade. Estiveram no Dia da Oportunidade o coordenador local, João Marcelo Beltrame; os gestores de desenvolvimento rural, Rogério Pieri Capetti e Álvaro Wosniak Bispo; o técnico de desenvolvimento rural, Marcelo Fabris Rensi; a gestora de desenvolvimento sócio-organizacional, Cinthya Ferreira e o assistente administrativo Rubens Correa Junior, todos da Agraer de Nova Alvorada do Sul. Além do prefeito do município José Paulo Paleari e o diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

Texto: Igor Moura - Assessoria de Comunicação da Agraer

Fotos: Escritório da Agraer de Nova Alvorada do Sul

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.