A equipe da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) esteve presente no Dia da Oportunidade do Sebrae/MS, realizado no mês de junho, no Clube Benedito Coutinho, em Nova Alvorada do Sul. O evento tem como objetivo levar conhecimento para fortalecer os empreendedores locais e produtores da agricultura familiar.
O Dia da Oportunidade foi executado em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A Agraer participou da iniciativa com orientações aos agricultores familiares em relação ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que irá substituir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para fins de acesso a todas as políticas públicas que têm esse documento como requisito.

Dona Joana do assentamento Sucesso, uma das feirantes participantes do evento
Na oportunidade, também foram assinados contratos de crédito do Fomento Mulher destinados às beneficiárias dos assentamentos Volta Redonda, Santa Luzia, Pan e Sucesso que congregam 415 famílias, gerando um total de R$ 57 mil em recursos que irão propiciar uma melhora na renda das comunidades. O Fomento Mulher é direcionado para a implantação de projeto produtivo sob responsabilidade da mulher titular do lote no assentamento. O valor é de até R$ 5 mil, em operação única, por unidade familiar.
Os projetos produtivos contemplados foram elaborados com o suporte da Agraer, por meio do trabalho do gestor de desenvolvimento rural, Álvaro Wosniak Bispo, que afirmou que os benefícios deste crédito irão abranger principalmente a atividade leiteira das propriedades. “Nós auxiliamos cada produtora na obtenção dos recursos, a expectativa é alavancar a produção de leite da região”, explicou Álvaro.
Rosângela Oliveira Bueno da Costa vive no assentamento Pan há 23 anos e vai utilizar o crédito na aquisição de uma vaca leiteira para aumentar a produtividade na sua propriedade. “Eu fiquei muito contente de participar da assinatura do Fomento Mulher, um projeto que valoriza nós mulheres” destacou Rosângela.
- A assentada Rosângela Oliveira Bueno da Costa após a assinatura do contrato do Fomento Mulher
Já no assentamento Volta Redonda, a produtora rural, Valéria Rodrigues Dias da Silva, também vai investir na atividade leiteira com o benefício. “A assistência da Agraer ajuda a aprimorar nossos conhecimentos, melhorando o nível de produção", frisou.
- A produtora rural Valéria durante a assinatura do contrato do Fomento Mulher
Na programação também teve a Feira de Negócios, onde os empreendedores locais e agricultores familiares puderam expor os produtos para a comunidade. Estiveram no Dia da Oportunidade o coordenador local, João Marcelo Beltrame; os gestores de desenvolvimento rural, Rogério Pieri Capetti e Álvaro Wosniak Bispo; o técnico de desenvolvimento rural, Marcelo Fabris Rensi; a gestora de desenvolvimento sócio-organizacional, Cinthya Ferreira e o assistente administrativo Rubens Correa Junior, todos da Agraer de Nova Alvorada do Sul. Além do prefeito do município José Paulo Paleari e o diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.
Texto: Igor Moura - Assessoria de Comunicação da Agraer
Fotos: Escritório da Agraer de Nova Alvorada do Sul
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva