São Gabriel do Oeste (MS) – Um Circuito tecnológico realizado na última sexta-feira (4), em São Gabriel do Oeste pela prefeitura municipal, através da secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, ofereceu ao Secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, ao Superintendente de Desenvolvimento Rural, Edwin Baur e ao Superintendente de Pecuária, Rubens Flávio Mello Correa, a oportunidade de conhecerem melhor o trabalho desenvolvido nos mais diversos setores de produção daquele munícipio.
Ciceroneados pelo prefeito Adão Rolim e pelo secretário de Agricultura, Léo Luiz Grison, o grupo teve a oportunidade de conhecer atividades produtivas, tecnologias e inovações utilizadas em diversas propriedades rurais do município, entre as quais as realizadas nas Fazendas Guavirá Potty, Tabapuã da Gê 05, Fazenda Bambu (na Ponte Vermelha) e ainda na propriedade do empresário Luiz Alberto Oliveira Rieger.
Rieger é o inventor do sistema de conversão de geradores a diesel em geradores a biogás para produção de eletricidade com dejetos suínos, do carretel de irrigação movido a biogás que distribui o biofertilizante líquido retirado dos biodigestores e da máquina recicladora que extrai matéria orgânica do biodigestor e das lagoas de decantação. Seus projetos foram alguns dos que mais chamaram a atenção da comitiva.
O circuito que contou com a parceria do Governo do Estado, Secretária de Produção e Agricultura Familiar através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e ainda do Sindicato Rural foi classificado pelo Secretário Fernando como sendo uma ótima oportunidade para discutir as ações e alinhar os projetos com os gestores municipais.
Ao final da visita Lamas afirmou que o papel dos gestores municipais tem convergência com as principais demandas do setor produtivo e isso é fundamental para evolução das ações. Ele acredita que alguns dos projetos desenvolvidos em São Gabriel do Oeste podem servir de modelo para outros municípios.