Campo Grande (MS) – Para alavancar a agricultura familiar de Inocência, município que fica a 336 km da Capital, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em parceria com a Prefeitura promoveu, na sexta-feira (15), a assinatura de convênio e para cedência de veículo e mudança de escritório, além do repasse de dois mil quilos de sementes de milho e a entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para 46 agricultores familiares.
O veículo foi repassado à administração municipal em forma de termo de sessão de uso com o propósito de atender as famílias agrícolas. Este é o segundo veículo na região da Costa Leste que é repassado para o município em forma de convênio.
“Recentemente, o governador Reinaldo Azambuja fez o repasse de 25 veículos para os técnicos da Agraer que fazem o trabalho de campo, assistência técnica e extensão rural, e de elaboração de projetos de Pronaf. Então, houve uma folga na frota e aproveitamos para promover alguns repasses”, explicou o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.
“Parcerias com o governo do Estado são muito importantes. Está que firmamos com a Agraer, por exemplo, vai ser de grande valia, pois o custo para a aquisição de um veículo significa muito para um município pequeno como o nosso. Ter essa cedência contribui muito. Agora, queremos ver a possibilidade de outros apoios como o repasse de uma patrulha mecanizada e resfriadores”, disse o prefeito José Arnaldo de Melo, em tom de satisfação.
Outra negociação firmada entre Município e Estado foi a questão do escritório da Agraer. Agora, a instituição funcionará em novo endereço, Rua João Batista Pereira, nº 522. Mesmo local em que está a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. “Além de aproximar os nossos servidores dos servidores da Secretaria, também haverá outra vantagem, o produtor que precisar ir às duas instituições não precisará se deslocar de um lugar para outro. Isso sem contar que economizaremos em aluguel como já fizemos em outras cidades, a exemplo de Dourados em que poupamos cerca de R$ 6 mil mensais”, informou o dirigente da Agência.
Já quanto ao milho para plantio os agricultores familiares receberam o apoio da Agraer com 2.000 kg de sementes. A instituição ainda estará à disposição para os produtores que tiverem interesse dos serviços de assistência técnica quanto a orientação para plantio, cultivo e colheita.
Por fim, a cerimônia foi encerrada com a entrega de CARs para 46 produtores rurais. Trata-se de um cadastro que traz as informações das áreas ambientais protegidas nos imóveis rurais do País. Pela nova lei, é obrigatório que todos os imóveis rurais - propriedades ou posses - sejam inseridos no CAR. Ele é necessário, inclusive, para ter acesso a algum tipo de crédito rural.
“A Agraer através do seu diretor-presidente está tendo um olhar diferente para os municípios. Nunca tivemos uma atenção como estamos tendo agora, seja pelo brilhante trabalho que está sendo realizado pelo Enelvo como também o suporte que o governador Reinaldo Azambuja vem nos oferecendo”, afirmou o presidente da Câmara Henrique César Alves.
Na solenidade estiveram presentes as autoridades: o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ariovan Gonzaga, a coordenadora local da Agraer, Aline Nascimento, o coordenador regional Jurandir Xavier, os vereadores Silviano Calixto dos Santos, Gerson de Queiroz, Danusa Leonel e Ademilson de Paula. Além dos secretários de Paranaíba, Cláudio Eduardo Agi e Fredson Freitas.
Fotos: Néia Maceno - Assessoria de Comunicação da Agraer
Publicado por: