A entrega de 17 títulos definitivos de propriedade rural do Projeto de Assentamento Conquista marcou um importante avanço na regularização fundiária e na garantia de direitos às famílias agricultoras da comunidade. A solenidade foi realizada na manhã desta terça-feira (10), na Sede da Superintendência Regional do Incra (SR-16), em Campo Grande.
A Agraer esteve presente na solenidade por meio do chefe da Assessoria, Araquem Midon, que representou o diretor-presidente Fernando Nascimento. “A Agraer atua no assentamento por meio de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), fortalecendo a produção, a organização comunitária e o acesso às políticas públicas voltadas à agricultura familiar”, lembra Araquem.
Com essa etapa, o assentamento alcança 96% das famílias tituladas. Ao todo, o P.A. Conquista conta com 67 famílias, restando apenas quatro títulos a serem concluídos, que também já estão em fase de encaminhamento. A ação integra as atividades comemorativas dos 55 anos do Incra, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à terra e a melhoria da qualidade de vida no campo.
Uma das beneficiadas foi a agricultora Ivanice Vargas, moradora do assentamento desde sua fundação, em 1999. Viúva, ela mantém a produção com o apoio do filho e dedica 13 dos 18 hectares do lote à produção de hortaliças, abóbora, mandioca e criação de gado.
“A gente achava até que não ia receber mais. Agora é outra realidade. O documento traz segurança para trabalhar e planejar. Antes a gente não tinha isso”, afirmou a produtora com a voz embargada e os olhos marejados.
Na oportunidade, Araquem Midon destacou a importância histórica do assentamento e o papel da extensão rural no fortalecimento da agricultura familiar. “Para mim é uma alegria muito grande estar aqui. O Assentamento Conquista marcou o início da minha trajetória na extensão rural, há mais de 20 anos. Ali aprendi muito sobre os desafios do campo e sobre a importância de estar ao lado do agricultor familiar, ajudando no acesso às políticas públicas. A Agraer seguirá sempre presente, tanto nos momentos de desafio quanto nas conquistas”.
O superintendente regional do Incra/MS, Paulo Roberto da Silva (Paulinho), ressaltou que a titulação do P.A. Conquista é resultado de um trabalho conjunto entre instituições públicas.
“A vistoria e todo o processo de titulação contaram com o trabalho técnico da Fapec/UFMS, em parceria com o Incra. Com essa entrega, chegamos a 96% das famílias tituladas, garantindo segurança jurídica e dignidade para quem vive e produz no assentamento”.
Também participaram da solenidade: Zeca do PT, deputado estadual; Sandro Omar, assessor do deputado federal Vander Loubet; Marina Nunes, superintendente regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/MS) e Luiza Ribeiro, vereadora de Campo Grande.
Texto: Aline Lira, Agraer
Fotos: Néia Maceno, Agraer






