Campo Grande (MS) – Em busca dos mais diversos cultivos na agricultura familiar do Estado, a, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) esteve por meio de sua diretoria, na quinta-feira (23), em uma plantação de uva em um sítio na Capital, situado na rodovia MS 40.
Acompanhados do agricultor e proprietário das terras, Celso Cortada, o diretor da Agraer, Enelvo Felini e o servidor Nei Salviano andaram por entre as videiras para verem de perto o andamento das atividades, a tecnologia adotada para cultivo e a qualidade da fruta, uva do tipo Niágara. “Fiquei bastante impressionado com a qualidade e a alta produção mantida pelo produtor. Dá gosto de ver um trabalho tão bonito e tão próximo do centro urbano de Campo Grande”, disse.
Ao contrário das variedades europeias, a Niágara é mais rústica e se adapta facilmente ao clima de Mato Grosso do Sul, com a possibilidade de ser plantada o ano todo.
No Estado, Campo Grande, Jardim, Dourados e Bonito estão entre os principais municípios produtores de uva. E toda produção é comercializada internamente, sendo a maior parte consumida de forma in natura e o restante destinado à produção de vinho colonial, sucos e geleias.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer