Caarapó avança na inclusão da Agricultura Familiar, diz nutricionista de Caarapó

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, novembro 25, 2015 as 07:31 | Voltar

A prefeitura de Caarapó tem apresentado um grande avanço na inclusão de produtos provenientes da Agricultura Familiar na merenda escolar das escolas municipais. A observação é da nutricionista responsável técnica do Programa de Alimentação Escolar do município, Giovana Tiossi Capasso Bettini, após uma reunião realizada no último dia 17, na sala de reuniões da Secretaria de Educação e Esportes.

A reunião que teve o apoio de Jairo Pinheiro, chefe de seção de Apoio à Educação, contou ainda com a presença dos técnicos: Diois Moreira de Souza, agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Henrique Minoru Iwahata, agrônomo da Agraer de Caarapó e Valdecir Batista Alves, agrônomo da Agraer de Juti, além de produtores rurais de Caarapó, Itaporã e Juti. O convite foi estendido ainda para os diretores das escolas estaduais do município.

Para Giovana essas reuniões têm sido extremamente produtivas não somente par os participantes de Caarapó, mas também para os de fora. “Nesse último encontro, por exemplo, cada produtor contou sua experiência, o que sempre vem a agregar, pois podemos avaliar como está a execução do programa e corrigir possíveis falhas. E ainda, acaba sendo um incentivo para os produtores que ainda apresentam receio em participar, tendo em vista que os que participam encontram-se muito satisfeitos com a forma como tem sido conduzido o programa”, observou.

“Para isso, temos usado como estratégia a interação contínua e sistemática com os nossos produtores rurais, com a realização de encontros para a troca de experiências, apoio técnico, orientações sobre a parte burocrática do processo, bem como o planejamento das produções futuras. Os agricultores do município têm sido grandes aliados nessa luta. Temos que ressaltar a qualidade dos produtos que têm fornecido para nossas crianças”, disse Giovana.

A nutricionista informou ainda que produtores de outros municípios têm visto em Caarapó, uma oportunidade de expandir sua participação no mercado e têm participado das chamadas públicas realizada pelo município. Dentre eles, que estiveram presentes também na reunião, Juti e Itaporã.

Já Valdecir Batista Alves, agrônomo da Agraer de Juti, aproveitou para parabenizar toda equipe da administração municipal, através da Secretaria de Educação e Esportes pelo trabalho que tem feito com relação ao PNAE. “Temos visto que é um trabalho muito bem organizado e facilita muito para nós técnicos que participamos diretamente do processo de organização da produção”, argumentou.

“Esse trabalho de convite dos produtores e das reuniões têm sido muito bem conduzidos por toda a equipe, de modo que facilita muito nossas atividades, pois podemos fazer todo o planejamento produtivo da propriedade, de época de plantio e de colheita, tendo o produtor um pouco mais de segurança para executar todas as suas atividades, a fim de atender essa demanda da prefeitura. Então, esse é um trabalho que tem que ser destacado e que com certeza serve de referência para outros municípios que estão encontrando dificuldades em executar o programa PNAE, que é um programa relativamente complexo, mas que com a organização desta equipe, conseguiu fazer com que se tornasse simples e eficiente”, encerrou Valdecir Batista Alves.

“Estamos vendo em Caarapó o fortalecimento da Agricultura Familiar. No começo, tínhamos poucos agricultores interessados em atender a rede pública com os alimentos e hoje contamos com mais de 25 agricultores, todos satisfeitos com a forma que estamos conduzindo esse trabalho. Ficamos muito felizes em saber que o modelo de organização com que temos trabalhado tem servido de exemplo para outros municípios vizinhos”, disse Jairo Pinheiro.

“Temos ainda que trabalhar para aumentar o número de produtores do município, bem como a variedade de itens oferecidos, tanto para as escolas municipais quanto para as estaduais, mas estamos no caminho certo”, enfatizou Henrique Minoru.

Segundo o produtor Paulo Roberto Watthier, ele havia resistido aos convites do Henrique para fornecer para a merenda escolar do município por dois anos, até que participou de umas dessas reuniões, ouviu as experiências de outros agricultores e resolveu ingressar nesse mercado. “Hoje ele está muito satisfeito e pretende continuar nessa parceria”, afirmou.

"Estamos satisfeitos, da forma como vem sendo desenvolvido a articulação com os produtores rurais e demais parceiros. Temos uma terra produtiva e um clima favorável onde podemos inserir diversos produtos alimentícios cultivados em nossa região na alimentação escolar, produzidos com baixo custo, por estar próximo da sede do município e boa qualidade. O sucesso deste trabalho deve-se ao empenho e dedicação da equipe de técnicos responsáveis e comprometido com o desenvolvimento do município de Caarapó", frisou a secretária de Educação e Esportes, Ieda Maria Marran.

Fonte: Caarapó news e da nutricionista responsável técnica do Programa de Alimentação Escolar do município, Giovana Tiossi Capasso Bettini)

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.