Campo Grande (MS) – Abertura da 18ª Exposição Agropecuária de Sidrolândia foi realizada, na quinta-feira (07), com a participação de mais de cem pessoas, entre lideranças rurais, políticas, produtores rurais e profissionais do setor.
Na solenidade, Sidrolândia foi destacada pela sua representatividade de produção. “Sidrolândia é o segundo maior produtor de milho safrinha do Estado e ocupa o terceiro lugar na produção de soja, resultado obtido com a tecnificação e o perfil empreendedor do produtor rural”, lembrou o diretor tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luis Alberto Moraes Novaes.
Segundo o secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, a feira reflete o atual momento do setor. “Em 2050, seremos 9 bilhões de pessoas no Mundo. Para que possamos alimentar essa população, precisamos produzir 60% mais do que atualmente e 80% desta elevação terá que vir do aumento da produtividade e, para isso, precisamos de conhecimento, informação e redução do curso de produção. Este é o maior desafio, aumentar o nível de renda”.
O diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, também compôs a mesa de honra do evento. “Além dos médios e grandes produtores, o município também se destaca na agricultura familiar. Sidrolândia possui 26 assentamentos sendo a cidade com maior quantidade de comunidades agrícolas, lembrou. A proximidade com o maior centro consumidor do Estado, Campo Grande, também é outro ponto que torna o perfil do município interessante para investimentos e cultivos”, pontuou.
Além das lideranças citadas também participou também do evento, o deputado federal Eliseu Dionízio; o prefeito municipal, Ari Basso; o presidente da Câmara de Vereadores, David Olindo; o presidente da Associação Comercial de Sidrolândia, Mário Arruda; o diretor-presidente da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Enelvo Felino e o frei Nereu Todescatto.
Esteve presente também na cerimônia o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Juliano Schmaedecke; o representante do JBS, Alan Marcos Dorigon; o diretor- presidente da Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, Luciano Chichetta; o deputado estadual, Felipe Orro; o diretor-presidente da Fundação Turismo – Nelson Cintra e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Rosa Marques, entre outras lideranças.