Atraídos pelo conhecimento: dia de campo supera expectativas com dobro de inscritos

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, maio 16, 2023 as 08:32 | Voltar

Com o dobro de participantes além do esperado, o dia de campo sobre manejo para bovinocultura superou as expetativas dos organizadores. O evento reuniu 115 produtores rurais de Campo Grande, Corguinho, Sidrolândia, Rochedo, Terenos, Ribas do Rio Pardo, Jaraguari e Nova Alvorada do Sul.

“Eventos como esse são extremamente importantes, pois os participantes levam para casa o conhecimento sobre resultados de pesquisas e tecnologias acessíveis e efetivas para ajudar na produção”, explica Izabel Cristina Pereira, gerente de Desenvolvimento Agrário.

O chefe do setor de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), Arnaldo Santiago Filho, afirma que o encontro contribui para o desenvolvimento da Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul.

“Reiteramos nosso compromisso em continuar trabalhando para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em nosso Estado. Continuaremos buscando novas formas de levar tecnologia e inovação para o campo, sempre com o objetivo de fortalecer a agricultura e garantir a sustentabilidade dos nossos recursos naturais”, completa.

Programação

Todos os três palestrantes são pesquisadores do Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer). O primeiro deles foi o engenheiro agrônomo Sandro Cardoso, que falou sobre as vantagens do fosfato natural de Bonito e potássio natural.

Com base nos resultados de seus estudos, ele mostrou que ambos os produtos são excelentes alternativas para aumentar a produção de massa seca para alimentar o gado, em razão do aumento no preço dos fertilizantes.

O tema faz parte inclusive de uma pesquisa conduzida por ele com recursos da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

Em seguida, a zootecnista Camila Pellizonni falou sobre boas práticas nos cuidados com bezerros. Utilizando uma linguagem bastante simples, levou aos participantes técnicas atualizadas que ajudam a conferir o bem estar aos animais, como a realização do processo de colostragem, manejo nutricional e alimentar.

Por fim, o também zootecnista Vítor Correa de Oliveira falará sobre o balanceamento da dieta com o BRS Capiaçu.

O dia de campo foi encerrado com um almoço. Dessa forma, os participantes puderam confraternizar entre si, com os palestrantes e demais pesquisadores do Ceper.

“Foi uma honra contar com a presença de produtores experientes, assim como daqueles que estão iniciando suas atividades. Oportunidade única para compartilhar conhecimentos e práticas que visam otimizar os resultados em suas propriedades rurais”, conclui Arnaldo.

 

Texto e fotos: Ricardo Campos Jr. – Comunicação Agraer

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.