Campo Grande (MS) – Em Anastácio, profissionais da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) do escritório do Município estiveram, no sábado (28), em uma chácara para realizar um encontro técnico da Chamada Pública do Leite. O dia de campo contou com a participação do diretor-presidente da Instituição, Enelvo Felini.
O encontro que reuniu mais de 150 produtores rurais, teve como objetivo avaliar e discutir as ações dentro da chamada pública para fortalecer a qualidade na produção leiteira em pequenas propriedades, sítios e chácaras, de assentados e agricultores tradicionais. Além de discutir o andamento dos serviços de assistência técnica e extensão rural em benefício da atividade láctea.
Os trabalhos incluíram uma palestra com o tema “Vermifugação Estratégica para Bovino de Leite”, ministrada pelo zootecnista Cleison Bicudo.
Estiveram presentes no encontro, o representante do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Marcos Antônio Oliveira; a coordenadora regional da Agraer de Anastácio, Vera Lucia Golze; o representante da Chamada Pública da Agência, Araquém Ibrahim Midon; o coordenador regional da Casa Civil do governo do Estado, Zelito Ribeiro; o prefeito Douglas Figueiredo e o vice-prefeito Laércio Valério. Além do presidente da Câmara Municipal de Anastácio e Aquidauana, Gilberto China e Anderson Meireles, respectivamente, o vereador José Edson Barbosa e o presidente da Associação dos Produtores de Leite do Pulador, Severino Ramos.
Chamada Pública
A Chamada Pública é utilizada para a contratação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), prevista como sendo serviços de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que vise a promoção e divulgação de conhecimentos para gestão, produção, beneficiamento e comercialização de atividades e serviços agropecuários e não agropecuários, agroextrativistas, florestais e artesanais. É utilizada também na compra de merenda escolar feita no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer