Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participou, entre os dias 7 e 11 de setembro, da 28ª Exposição Agropecuária de Amambai (Expobai). O evento foi realizado no Parque de Exposições do Município.
O público que prestigiou a exposição e visitou o espaço institucional da Agraer pode conhecer de perto e tirar dúvidas com os técnicos sobre as atividades de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) oferecidas pelo governo do Estado na região.
Em Amambai assim como pelos outros municípios, todos os serviços estaduais de Ater e vigilância sanitária voltados a classe rural de pequeno porte, agricultores familiares, são executados pelos profissionais da Agraer e Iagro, respectivamente.
Um dos pontos altos da Agraer, no evento, foi o sistema de aquoponia. “É a criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças que pode economizar até 90% de água em relação à agricultura convencional e ainda eliminar completamente a liberação de efluentes no meio ambiente, pois se trata de um sistema fechado diferentemente das criações convencionais”, explicou o coordenador local da Agraer, Emerson Costa Machado.
Também houve exposição de produtos da agricultura familiar da região. Mel, biscoitos, cucas e pães foram alguns dos alimentos colocados à mostra. O espaço da agricultura familiar na exposição foi montado por meio de parceria entre a Agraer e a Secretaria Municipal de Agricultura. O prefeito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa, visitou o estande.
Programação – A Agraer também ofereceu aos agricultores da região duas palestras: cultivo de erva-mate e plantio de melancia e abóbora cabotiã. A primeira foi promovida em conjunto com a Embrapa Agropecuária Oeste. A estimativa é de que mais de 80 produtores tenham participado dos cursos.
“Falamos sobre a importância da diversificação de culturas no meio rural tanto para a melhoria da qualidade de vida e da alimentação familiar como para a geração de renda”, ressaltou o coordenador.
A participação da Agraer na Exposição é fruto de uma parceria entre o Sindicato Rural de Amambai presidido por Ronan Nunes da Silva.