Campo Grande (MS) – Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu, neste segundo semestre do ano, a visita de alunos da Escola Estadual Antônio Valadares ao Projeto de Assentamento (PA) 7 de setembro em Terenos.
A visita foi promovida em decorrência da palestra “Reforma Agrária no Brasil”, ministrada por profissionais da Agraer, nos dias 29 de junho e 01 de julho, aos alunos do 1º Ano do Ensino Médio da escola. “Um grupo de estudantes foi convidado para conhecer um assentamento da reforma agrária do município de Terenos”, explica o gestor sócio-organizacional da Agraer de Terenos, Alexandre Cabral.
O grupo estudantil percorreu o sítio Renascer do agricultor Reginaldo Bezerra de Arruda Neto, mais conhecido como Deka. A visita foi acompanhada pelos professores Márcio Valter Seiboth e Sueli Nucci, sob o monitoramento de técnicos da Agraer.
Durante a visita Deksa se apresentou e falou um pouco de sua vida, desde sua trajetória no campo, acampamento, até a participação em Movimentos Sociais na luta pela terra e sua instalação em um assentamento do Incra.
Dentro do sítio de 13 hectares os jovens viram de perto a criação de animais e as diferentes culturas desenvolvidas na propriedade. Em seguida, o grupo foi conhecer o assentamento Sete de Setembro, que é composto por 159 lotes, onde viram a sede social do assentamento.
Na ocasião, os alunos ouviram a história da fazenda, antes denominada Fujita, e tiraram dúvidas com assentados e profissionais da Agraer sobre como foi o processo de divisão e sorteio dos lotes daquela localidade em dezembro de 2009.
Por fim, retornaram ao sítio do agricultor Deka, onde a técnica da Agraer, Fernanda Mattosinho, explanou sobre o atendimento de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) no assentamento, explicando sobre os cursos, reuniões, dias de campo e visitas técnicas e sociais promovidas pela Agência de Terenos.