A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a Prefeitura Municipal de Bataguassu promoveram palestras voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar nos assentamentos Santa Clara, Aldeia e Montana. Os encontros abordaram temas como Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), linhas de crédito rural do Pronaf e produção olerícola, com destaque para o cultivo de pepinos destinados à indústria de conservas.
Os encontros ocorrem em dois momentos: no dia 24 de março, com produtores dos assentamentos Santa Clara e Aldeia, e, no dia 31, com os agricultores do Montana. Sempre com o objetivo de incentivar a diversificação da produção nos assentamentos, garantindo novas oportunidades de renda para os pequenos produtores.
“O incentivo à produção de pepinos agrega valor à agricultura familiar e possibilita que as novas gerações tenham uma atividade rural rentável, promovendo a permanência no campo e a melhoria da qualidade de vida das famílias”, ressaltou o engenheiro agrônomo e coordenador municipal da Agraer em Bataguassu, George Pereira.
O encontro contou com a participação de representantes da empresa Refricon Alimentos, que apresentaram aos agricultores familiares uma nova variedade de pepino, destacada por sua alta produtividade, resistência a pragas e doenças e manejo facilitado.
“Estamos apresentando aos produtores rurais a oportunidade de uma cultura com nova variedade, Dixon de pepino, a qual se destaca pela alta produtividade, maior resistência para pragas e doenças e manejo facilitado para o produtor rural”, enfatizou o gerente agrícola da Refricon Alimentos, Osvaldo TanaKa.
A iniciativa também reforça a importância da articulação entre setor público e privado para o desenvolvimento da agricultura familiar. “A parceria entre a Agraer, a Prefeitura e empresas do setor agroindustrial possibilita aos produtores acesso a novos mercados e melhores condições de produção”, destacou o coordenador regional da Agraer de Nova Andradina, Sandro Polloni.
De acordo com o coordenador da Agraer de Bataguassu, a Refricon Alimentos demonstrou interesse em firmar parcerias com agricultores familiares do município. “Oferecendo suporte técnico para implantação das lavouras e garantindo a compra da produção, fortalecendo a cadeia produtiva local e impulsionando a economia dos assentamentos”, concluiu George Pereira.
Texto: Aline Lira, Agraer
Fotos: Regional de Nova Andradina