Bonito (MS) – Famosa mundo afora pelas belezas naturais, a cidade de Bonito, busca também investir em outros setores a exemplo da agricultura familiar. Com a ajuda do governo do Estado através da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), os pequenos produtores do município devem ser beneficiados com o repasse de uma patrulha mecanizada e com a qualidade dos serviços de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural, graças à reforma da antiga sede da Agência.
Os investimentos foram anunciados, em Bonito, pelo o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini. “Vamos destinar uma patrulha mecanizada para ajudar os agricultores familiares. O equipamento é uma importante ferramenta para otimizar o trabalho no campo tanto no preparo do solo para o plantio como na colheita. Além disso, estive no prédio da Agraer que está desativado. Estamos em contato com a prefeitura para uma parceria que viabilize a reforma do local e em curto espaço de tempo será viável o atendimento nesse endereço. É uma forma de economizar no aluguel, oferecer um bom ambiente de trabalho ao servidor e ainda otimizar a vida do agricultor familiar com um melhor atendimento”, avaliou.
A patrulha mecanizada é um equipamento composto por um trator de 85 CV, uma grade aradora de 14 discos e uma niveladora de 36 discos, uma calcareadeira, uma concha e um rotoencanteirador.
Ainda não há uma previsão do início das obras de revitalização do antigo escritório da Agraer. Os dois poderes executivos, Municipal e Estadual, seguem em análise para o começo do trabalho de recuperação do imóvel. O prédio da Agência fica localizado na Rua das Flores esquina com a Rua Doutor Conrado, na Vila Donária.
Após visitar o prédio para ver de perto as condições estruturais, Enelvo Felini esteve na sede administrativa de Bonito onde se reuniu com o prefeito Odilson Soares. “O objetivo é a que Agraer de Bonito e a Secretaria Municipal de Produção e Desenvolvimento Rural (Seprodes) sejam alocadas no mesmo espaço. Local que já foi endereço da Agência, mas que se encontra abandonado. Queremos proporcionar melhorias ao homem e a mulher do campo”, observou o dirigente.
A reunião foi realizada na última terça-feira (25) e contou com a coordenadora regional da Agraer de Anastácio, Vera Lúcia Golze, o secretário de Produção e Desenvolvimento Rural, João Antônio de Oliveira, a presidente da Câmara Municipal, Maria Lúcia de Miranda e os vereadores Pedro Aparecido Rosário (Pedrinho da Marambaia) e Ednaldo Gregório Dias (Pantera).