Corumbá (MS) – Na região do Pantanal, o governo do Estado através da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu o repasse de duas patrulhas mecanizadas para atender o assentamento 72, município de Ladário e os pequenos produtores de Corumbá.
Os equipamentos avaliado em R$ 140.649,00 cada um são compostos por: um trator agrícola 4×4, potência de 85 cavalos, uma grade aradora e outra niveladora, um rotoencateirador. As chaves das máquinas foram entregues, na terça-feira (11), após a assinatura de Termo de Cessão de Uso, com a participação do governador Reinaldo Azambuja, o secretário da Semagro, Jaime Verruck, o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini e os prefeitos Carlos Ruso e Ruyter Cunha, respectivamente, dos municípios de Ladário e Corumbá.
“Sabemos que 70% de tudo o que a gente consome na nossa cesta básica é produzido pela agricultura familiar. Então, é importante esse apoio ao pequeno produtor para que a gente possa fortalecer mais ainda a produção da agricultura familiar”, avaliou o governador do Estado, Reinaldo Azambuja.
O primeiro repasse foi promovido em Ladário. Para o presidente da Associação do Pequeno Produtor Rural do Assentamento 72, Felipe Cristaldo, a patrulha representa um sonho aguardado há quase duas décadas. “Serviço que a gente levava um dia todo para fazer, agora a gente leva uma ou duas horas. Fora que o trabalho com a enxada força muito a saúde das pessoas mais velhas”, afirmou.
O grande passo para o andamento dos trabalhos está no uso adequado de todo o maquinário. “A entrega da máquina é meio, o fim é o que essa máquina vai fazer em benefício dos agricultores familiares. É um equipamento que vai propiciar o aumento da produção, um a produtividade e uma facilitação do trabalho. Esse é o ponto fundamental, é o governo do Estado, a Agraer e a Semagro contribuindo com o aumento da produção e a partir daí, consequentemente, o aumento da renda desse agricultor”, afirmou o secretário da Semagro, Jaime Verruck
O diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, destacou as iniciativas do Executivo Estadual para levar mais qualidade e ampliar a capacidade produtiva dos agricultores familiares sul-mato-grossenses. “Através de emendas parlamentares e o apoio do nosso governador [Reinaldo Azambuja], vamos entregar em torno de duas mil máquinas para o homem e a mulher do campo até o final do ano. São grades e tratores repassados para o bom trabalho e manejo da terra. Tudo para que produtor possa ganhar dinheiro”.
Em Corumbá, a chave da patrulha ficará sob tutela do município. “Os agricultores devem procurar a Secretaria Especial de Agricultura Familiar que foi criada especificamente na nossa gestão para cuidar dos assentamentos e das parcerias junto ao governo estadual”, enfatizou o prefeito Ruyter Cunha.
Atualmente, Corumbá abriga sete assentamentos, além dos produtores tradicionais. Todo o complexo de pequenos produtores contabiliza em torno de 1.500 famílias que tiram o sustento a partir do hortifrutigranjeiro, pecuária de leite, apicultura e piscicultura. “A chegada desta patrulha vai melhorar 100%, porque é uma ferramenta a mais para a gente cuidar de tudo. Lá, no assentamento Tamarineiro II, são cerca de 300 famílias. Somos em muitas famílias e todo apoio é bem-vindo. A Agraer mesmo já faz um bom trabalho para gente. Desde que o técnico Luiz Henrique Jung chegou à minha propriedade eu já senti uma melhora. Dúvidas de plantio eu tiro tudo com ele”, disse o agricultor de Corumbá, Sebastião Nunes.
Texto: Aline Lira/ Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer