Um grupo com 16 agricultores familiares do Assentamento Santa Mônica, em Terenos, participou de um curso sobre as técnicas e segredos para podar goiabeiras destinadas a uso comercial. A aula foi realizada em uma propriedade que já cultiva a fruta. No local existem 300 pés da variedade de polpa vermelha paluma.
A capacitação foi organizada pelo escritório da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Campo Grande, atendendo ao pedido feito pelos próprios produtores. O instrutor foi o extensionista da Agraer de Dourados, Abel Bittencourt dos Reis e a coordenação ficou a cargo de Aline Najara Domingos Gonçalves e Jennyfer Carvalho Collante.
O conteúdo incluiu espaçamento de plantio, poda apical, poda de formação, poda de produção, alporquias, ensacamento e condução pelo método de taça. Alguns dos alunos já trabalham com a produção de goiabas em suas propriedades, enquanto outros vão usar o conhecimento adquirido para iniciar na atividade.
É o caso de Luzineide Alves Pereira. “O curso, para mim, foi muito bom, muito proveitoso. Já estou providenciando a terra para poder aplicar as técnicas ensinadas. Quando tiver outro curso parecido com esse eu quero fazer. Essas capacitações só têm a melhorar nossos cultivos”, diz a agricultora familiar.
Já Vânia Jaques Sanches planta a fruta e o curso serviu para aprimorar seus conhecimentos. “Foi o bastante para poder fazer as podas necessárias em minha plantação. Eu convidei bastantes colegas e foi muito válido. Busquei também aqueles que ainda não produzem a goiaba, mas têm vontade de expandir”, comenta.
Texto: Ricardo Campos Jr. – Comunicação da Agraer
Fotos: Escritório da Agraer em Campo Grande