Campo Grande (MS) – No último sábado (24), os agricultores familiares dos assentamentos Vista Alegres e Terra Solidária viram um antigo sonho ser concretizado: a chegada de uma patrulha mecanizada. Avaliado em R$ em R$ 142.449,00, o maquinário será de grande utilidade na mecanização do trabalho nas 81 pequenas propriedades rurais, no município de Sidrolândia, agilizando as tarefas diárias promover o aumento da produção e a renda de homens e mulheres do campo.
A patrulha mecanizada é um conjunto de equipamentos, formado por: um trator agrícola com potência de 85 cv 4×4, uma grade aradora intermediaria com 14 discos, uma grade niveladora de arrasto 36 disco, um rotoencanteirador e uma pá carregadeira traseira (concha).
Oriunda de uma emenda parlamentar, deputada federal Thereza Cristina, com contrapartida do governo do Estado, a entrega da chave da patrulha demonstra o compromisso do poder público com a agricultura familiar, conforme afirmou o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini. “Quero desejar boa sorte e muito trabalho para os presidentes das duas associações, os produtores Vilson da Silva e Revalcir José dos Santos. Espero que o equipamento possa atender as necessidades das famílias e assim trazer mais renda e qualidade de vida no campo”.
A parlamentar Thereza Cristina afirmou trabalhar arduamente para viabilizar mais emendas para a agricultura familiar e destacou o papel da Agraer nesse processo. “Parabenizo a Agraer na pessoa do seu diretor-presidente, Enelvo Felini, pelo trabalho que vem sendo realizando em favor do desenvolvimento da agricultura familiar. O dirigente da Agraer sempre se colocou à disposição de parcerias que possam beneficar a mulher e o homem do campo”.
Quem também se lembrou de importantes parcerias foi o prefeito de Sidrolândia, Marcelo Ascoli. “Quero agradecer o governador Reinaldo Azambuja pela atenção especial dada aos nossos agricultores familiares. Esta já é a terceira entrega de patrulha, no município de Sidrolândia, e, aqui, contamos ainda com o Proacin [Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul] que atinge diretamente a produção nas comunidades indígenas seja por meio de entregas de sementes como pelas reformas de antigas patrulhas. Todas essas ações [agricultura familiar] associadas a outras [saúde e infraestrutura] mostram o comprometimento do governo do Estado com Sidrolândia”.
Desburocratização
Na oportunidade da agenda, as autoridades presentes também participaram junto ao Incra da entrega de 40 CCU – Contrato de Concessão de Uso, aos agricultores familiares do assentamento Vista Alegre.
O documento foi repassado aos assentados pelas mãos do superintendente do Incra de MS, Humberto César Maciel. “É de extrema importância a parceria feita com a Agraer para agilização das emissões dos CCUs. Esse é um importante passo para a formalização definitiva da aquisição de lote através do Título de Domínio”, explicou.
O CCU, emitido gratuitamente, é o instrumento que transfere, em caráter provisório, o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária, assegurando ao beneficiário acesso a terra, créditos (como habitação, fomento e infraestrutura) e a outros programas do Governo Federal.
Só a partir desse documento em mãos é que o agricultor familiar já pode se planejar para obter escritura definitiva do lote, Título de Domínio.
Também estiveram presentes na solenidade, o superintendente da pesca Cesar Moura, e os vereadores Valdecir José Carnevali e Vilma Felini. Além de servidores da Agraer e outras lideranças locais.
Fotos: Néia Maceno