Campo Grande (MS) – Para estimular a diversificação de atividades no campo e impulsionar a agregação de renda entre as famílias agrícolas, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), em parceria com o Sindicato do Rural de Três Lagoas e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), promoveu um curso de tecelagem em pente liso no assentamento Vinte de Março.
O curso foi ministrado pela instrutora e artesã Barbara Gomes. “Foi uma ação com o objetivo de desenvolver nos participantes uma iniciativa para o empreendedorismo, além de incentivar um simples modo de relaxar a mente, ou seja, se tornar uma terapia”, afirmou a assistente social da Agraer, Cleide Nogueira, uma das organizadoras da capacitação.
Grande parte da turma foi composta por mulheres, contudo, houve também a adesão masculina como o produtor Elizeu de Araújo, que mostrou grande interesse. “Já tenho facilidade com trabalhos manuais e sempre tive curiosidade em saber como é feito o trabalho de tecelagem no tear. Essa foi à oportunidade que encontrei e que vai me ajudar muito nas horas vagas, já estou até pensando como fazer a cúpula de um abajur”, contou.
Além da assistente social Cleide Nogueira, a organização do curso também contou com o trabalho da técnica da Agraer, Sônia Komori. As duas profissionais foram as responsáveis pela logística para execução do curso e divulgação dentro do assentamento.