Campo Grande (MS) – Na 18ª edição da Expo Sidrolândia, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu diversas palestras que atraíram agricultores familiares interessados em adquirir conhecimento e assim melhorar o trabalho da porteira para dentro. Na sexta-feira (12), o destaque da programação foi o curso sobre cultivo de bananas, ministrado pelo engenheiro agrônomo e diretor do Cepaer, Antônio Ayrton Morcelli.
O objetivo foi apresentar informações sobre os diferentes manejos que podem ser adotados no cultivo da bananeira para melhorar a produção e a qualidade dos frutos. Além de orientação de combate a pragas e doenças.
Ainda dentro da temática foi promovida a palestra “Fiscalização do comércio e trânsito de mudas da banana”. O assunto foi apresentado pela engenheira agrônoma da Iagro, Marize Garcia.
Na sequência, o diretor-técnico da Ceasa, Francisco Pacca, palestrou sobre a estrutura da Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul. Uma forma apresentar e tirar dúvidas dos produtores quanto ao funcionamento de uma das principais instituições, do Estado, de comercialização de produtores oriundos da agricultura familiar.
Em seguida, foi à vez do coordenador da Cecaf – Centro de Comercialização da Agricultura Familiar, Nei Salviano abordar sobre os procedimentos para os agricultores familiares se inserirem dentro da Ceasa. A Cecaf foi construída em 2014 na Ceasa para facilitar o acesso dos agricultores ao mercado sem o uso de atravessadores.
Ao final, um debate foi promovido entre os técnicos da Ceasa, agricultores e comerciantes da Ceasa. A programação contou com a adesão de 160 pequenos produtores que participaram das palestras oferecidas. A abertura das palestras contou, ainda, com o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.