Ponta Porã (MS) – Na intenção de beneficiar as atividades voltadas a agricultura familiar, o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, esteve na reunido, na sexta-feira (30), com o inspetor-chefe da Receita Federal do município de Ponta Porã, Marcelo Rodrigues de Brito, para discutir a possível viabilização de doações de pneus e maquinários agrícolas em benefício das ações estaduais de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural).
Felini explicou que os pneus poderiam ser utilizados nos carros oficiais da Agraer e os equipamentos servirem as associações de assentamentos para o preparo do solo e plantio. “Com uma doação desse tipo, a gente economiza e agiliza os trabalhos de Ater em benefício do homem do campo que utiliza os serviços da Agência”.
A doação pela Receita Federal está prevista em lei. Para serem beneficiados, órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos devem encaminhar ofícios à entidade solicitando a doação de mercadorias apreendidas. Os pedidos passam por uma avaliação e são aprovados de acordo com uma série de critérios, como a necessidade do requerente.
“A gente normalmente doa o que em tese não tem problema. Desde já nos colocamos à disposição da Agraer. Mas a instituição terá de formalizar o pedido e assim que tivermos os produtos em condições para doação, nós faremos o repasse”, disse o inspetor da Receita, Marcelo.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer