Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Agraer
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A Agência
    • DIRETORIA e GERÊNCIAS
    • Agenda
    • Organograma
    • Planejamento Estratégico
  • Serviços
  • Programas e Projetos
  • Informativos
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Escritórios da Agraer
    • Contato Cepaer
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Agraer promove curso de artesanato com sementes, galhos, folhas e frutos do Cerrado

  • 28 dez 2022
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

O escritório local da Agraer em Bataguassu ministrou o curso de artesanato utilizando sementes, galhos, folhas e frutos do Cerrado voltado a mulheres que buscam uma oportunidade de geração de renda e de valorização dos talentos manuais. O curso foi realizado no salão da Escola de Campo Maria da Conceição do Assentamento Santa Clara e ministrado pela técnica sócio-organizacional Elenice Aparecida Barcelos da Silva.


De acordo com a organizadora do curso, a gestora sócio-organizacional Derly Castello Branco, a produção de artesanatos com sementes do Cerrado tem por objetivo desenvolver ações que valorizam o artesão, elevando o seu nível cultural, social e econômico, e, ainda, divulgando os diversos tipos de artesanato existentes. “O artesanato promove o aproveitamento das vocações regionais, levando à preservação das culturas locais, estimulando a mentalidade empreendedora, por meio da preparação das peças. Uma das principais fontes de inspiração vem da abundância de matérias primas existentes no cerrado”, afirmou Derly.


A instrutora do curso ressalta que em Mato Grosso do Sul são encontradas sementes, folhas, e flores extremamente bonitas. Com isso, o manuseio desses recursos naturais tão diferentes resulta em produções de arranjos ornamentais e de objetos artesanais únicos. “A incidência de várias técnicas e a mão-de-obra abundante faz com que o artesanato seja um setor potencial para geração de emprego e renda. A diversidade de matéria-prima própria do cerrado, também é fator que motiva nossos artesãos pela busca do autêntico do regional e com baixo custo na produção”, destacou Elenice.


Texto: Fládima Christofari – Assessoria de Comunicação da Agraer

Fotos: Escritório da Agraer em Bataguassu

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL

Av. Des. José Nunes da Cunha S/N - Bloco 12
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital