Agraer promove a entrega de calcário para produtores de Jaraguari

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, abril 18, 2017 as 10:19 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em parceria com a prefeitura de Jaraguari concluíram a entrega de cerca de 100 toneladas de calcário para 19 pequenos produtores rurais atendidos no programa Leite Forte, do governo do Estado, e da Chamada Pública do Leite.

O grupo de agricultores familiares é atendido pela equipe técnica da Agraer. Ao todo, foram necessários quatro carregamentos que foram entregues aos 19 produtores. “O grupo de produtores se organizou com a ajuda do engenheiro agrônomo e coordenador municipal da Agência de Jaraguari, Mamede Joaquim Borges. Os produtores conseguiram comprar o calcário sem pagar o frete, que é o que mais encarece a compra do insumo. Para isso, a Agraer disponibilizou uma carreta para o transporte e a prefeitura arcou com o óleo diesel, assim o produtor pagou apenas pelo produto”, explicou a zooctenista Símilla Horing.

Para o orçamento limitado de uma família agrícola a ação representa economia e a possibilidade de investimentos futuros. “Foi bom porque a gente não tem condições. A tonelada do calcário custa em torno de R$ 55,00, enquanto o frete sai por R$ 70,00 a tonelada. Dependendo pode ser até o dobro do calcário. Essa parceria da Agraer com o Município ajuda muito, porque se houver outra a gente vai poder economizar e comprar mais calcário”, disse o agricultor Giovani Neves.

Desde fevereiro deste ano, a Agraer de Jaraguari está realizando a distribuição do calcário nas propriedades atendidas por sua equipe técnica. “A distribuição do insumo também foi feita em parceria com a prefeitura, por meio do uso da patrulha mecanizada do programa Leite Forte, maquinário cedido pelo governo do Estado. Houve a disponibilização de um tratorista e um distribuidor de calcário, dessa forma o produtor arcou apenas com o óleo diesel”, detalhou Símilla.