Os servidores da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) participaram de uma visita para troca de experiências com produtores e órgãos públicos e privados organizada pela Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos de Mato Grosso do Sul (Catrapovos), no Quilombo São Miguel – em Maracaju.
A Agraer foi representada por servidores de diversas áreas - da pesquisa, do setor de agroindústria e compras públicas, de assistência técnica e extensão rural (Ater), e extensionistas da Agraer regional de Dourados e dos municípios de Corguinho, Dois Irmãos de Buriti e Maracaju.
Um dos objetivos do Catrapovos é estimular a aquisição governamental de alimentos das comunidades rurais para serem utilizados em serviços públicos, como a alimentação escolar. As discussões da reunião versaram sobre o desenvolvimento de boas práticas no projeto Catrapovos. Denise de Miranda, responsável pelo setor de agroindústria e compras públicas da Agraer, agradeceu a oportunidade destacou a união entre a comissão e a Agraer está apenas começando.
O coordenador regional da Agraer Dourados, Flávio Ferreira, destacou que desenvolve muitas atividades e espera contribuir por meio das políticas públicas para a comunidade. Enquanto Jerônimo Hillesheim, extensionista da Agraer que trabalha diretamente com a comunidade de São Miguel, apontou que a capacidade produtiva dos agricultores familiares do local é imensa.
Maracaju é um município que realiza um volume expressivo de compra de alimentos da comunidade para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) municipal há alguns anos. No local existem mais de 20 fornecedores, organizados como grupos informais de venda. A prefeitura realiza ainda um programa de incentivo à regularização de cozinhas dos agricultores para oferta de produtos beneficiados, denominado “Sabor de Maracaju”. Por isso, o município foi escolhido para sediar o encontro.
Além da Agraer, estiveram presentes no encontro o procurador Marco Antônio Delfino de Almeida do Ministério Público Federal e representantes da Prefeitura Municipal de Maracaju, Ministério Desenvolvimento Agrário (MDA/MS); Secretaria executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc (Seaf); Defensoria Pública do Estado (DPE/Nupiir); Defensoria Pública da União (DPU); Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Secretaria Estadual de Educação (SED); Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq/MS), Senar, Coopar e Giz – cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável.
Além dos debates sobre os desafios da produção e comercialização de alimentos tradicionais, os produtores organizaram uma feira expondo seus produtos e serviram almoço com os itens produzidos. O encontro foi finalizado com uma visita a um campo de produção de arroz.
Texto: Fládima Christofari, com informações da nutricionista Maria Tainara Carneiro
Fotos: Setor de Agroindústria e Compras Públicas da Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva