Campo Grande (MS) – Para reforçar o orçamento doméstico de famílias agrícolas do município de Nova Alvorada do Sul, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu o curso de artesanatos no Projeto de Assentamento (PA) Bebedouro, com duração de 16 horas-aula.
“A demanda foi identificada nas visitas técnicas realizadas pela Agraer, onde a equipe visualizou a necessidade de levar alternativas produtivas para a comunidade”, explicou a técnica da Agraer e responsável pelo curso, Cynthia Lage.
A capacitação teve o objetivo de qualificar as produtoras, diversificar as atividades na parcela e melhorar a renda das famílias. A ação foi realizada em parceria com a Agraer e a Prefeitura de Nova Alvorada do Sul por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres.
Durante as aulas as participantes aprenderam a confeccionar diferentes tipos de peças como: porta pratos em tecido com alça de bambu, almofada com detalhes em fuxico, etc.
Para Cynthia o resultado foi o melhor possível por aumentar a autoestima das produtoras e abrir caminhos para um dinheiro extra no orçamento. “A instrutora trabalhou o aproveitamento de materiais, o uso de produtos de origem vegetal, bambu, noções de combinação de corres, modelagem, uso da máquina de costura, comercialização e agregação de valores”, disse.