O escritório da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural)/Semadesc promoveu, no mês de junho, atividades para abordar educação financeira com alunos entre quatro e nove anos de idade da escola de campo Maria da Conceição – localizada no Assentamento Santa Clara, em Bataguassu.
Orçamento familiar, a importância do trabalho e renda e planejamento financeiro foram temas trabalhados durante três encontros com os estudantes. Os pais também foram incluídos nas rodas de conversa.
A ação é uma iniciativa do médico veterinário e gestor de desenvolvimento rural Lucas Gabriel Monteiro Araújo, do escritório de Bataguassu, em parceria com a cooperativa de crédito Sicredi.
A escola de campo recebe alunos dos assentamentos Santa Clara e Aldeia, além de fazendas da região. Cada criança foi presenteada com o cofrinho para incentivá-las a poupar dinheiro. Os pais foram incentivados a gerar pequenas recompensas financeiras às crianças que realizam seus deveres cotidianos.
“A intenção é que com o cofrinho elas tenham a noção de 'posse', e mais, ele incentiva as crianças a buscarem meios de ganharem moedas para enchê-lo logo. Eu espero que os pais tenham sensibilidade para aproveitar esse momento e usá-lo para incentivar as crianças a fazerem pequenos trabalhos em casa ou no sítio, recompensarem o bom comportamento delas; dar algum valor pequeno pra elas por semana e ensinar a separar uma parte da poupança”, declarou Lucas.
O trabalho contou com a colaboração das professoras e direção da escola.
Texto: Fládima Christofari, com informações do escritório de Bataguassu
Fotos: Lucas Gabriel Monteiro Araújo – Escritório da Agraer em Bataguassu
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva