Agraer leva conhecimento a pequeno produtor na 52ª ExpoAgro em Dourados

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, maio 16, 2016 as 08:52 | Voltar

Dourados (MS) - A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participou, na última sexta-feira (13), na cidade de Dourados, da 52ª edição da Exposição Agropecuária – Expoagro 2016, através de um ciclo de palestras voltado ao pequeno produtor rural.

Os cursos têm a finalidade apresentar propostas de tecnologias baratas ao agricultor familiar, que podem ser aplicadas em propriedades sem grandes recursos.

O ciclo iniciou com a palestra “Cultivo de cana-de-açúcar para alimentação de bovinos leiteiros no período da seca”, ministrada pelo coordenador da Agraer de Ivinhema, Ivan Macena. Técnicas de escolha de cultivares de cana, épocas de plantio, preparo do solo, correção e adubação e colheita foram alguns pontos exemplificados.

Em seguida, foi a vez de abordar o tema “Alimentação de bovinos leiteiros”, pelo zootecnista Roberto Nakayama. Entre os principais assuntos do curso esteve a questão da relação de pasto e produção de leite;  Foto Expoagro 8princípios básicos na nutrição de ruminantes; principais elementos utilizados na alimentação dos animais; formação e manejo de carpineiras; mistura de cana com uréia; importância da qualidade da água; rações caseiras e comerciais.

Na sequência, o engenheiro agrônomo Paulo Lobo apresentou a palestra “O desafio de viabilizar a produção de leite em tempos de crise, com o objetivo de discutir a viabilidade da pecuária de leite no cenário econômico atual.

A programação também ofereceu uma palestra sobre o Programa Terra do Boa. O projeto que visa a recuperação de 2 milhões de hectares de áreas de cultivo, em cinco anos, foi exposto pelo engenheiro agrônomo da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), Rafael Alves. Os produtores tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas e entender um pouco mais sobre como se cadastrar no programa de autoria do governo do Estado

O ciclo de palestras contou com a presença do secretário da Sepaf, Fernando Lamas e o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.

Aline Lira -  Assessoria de Comunicação da Agraer IFotos: Dunga

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.