Campo Grande (MS) – Com o intuito de fomentar a produção de Urucum em Nova Andradina, o escritório da Agraer da cidade promoveu uma palestra no Assentamento Teijin sobre a cultura.
A palestra foi ministrada pelo produtor Edimilson Gonçalves, membro da Associação dos Produtores de Urucum de Ivinhema e representante de uma empresa do estado de São Paulo. “O urucum é uma planta rústica, adaptada ao nosso solo e clima, de fácil manejo, e com mercado comprador garantido. É uma boa alternativa para diversificação da propriedade, podendo somar com a pecuária leiteira, atividade predominante nas pequenas propriedades do município”, explicou o coordenador regional da Agraer de Nova Andradina, Sandro Polloni.
“Escolhemos este assunto, porque muitas são as chances da cultura vir a ser implantada no assentamento Teijin, onde um grupo de produtores já manifestou o interesse”, conta o coordenador municipal da Agraer, Rodrigo Zanoni.
A palestra foi realizada com o apoio da Coopav – Cooperativa de Prestação de Serviços e Reforma Agrária do Vale do Ivinhema, e contou com a presença de diversas autoridades entre as quais, o presidente do CMDR, Dionísio de Souza Bezerra, o secretário Municipal de Desenvolvimento Integrado Hernandes Ortiz, o vereador Roberto Pereira, o vice- prefeito Newton Luiz de Oliveira, e o deputado estadual Renato Câmara.
Urucum – Conhecido também como colorau, a demanda pela matéria-prima, urucum, no mercado está em alta desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs o uso limitado de corantes sintéticos, principalmente nos alimentos, para evitar eventuais ações cancerígenas.
Ivinhema – Exemplos de sucesso de Ivinhema foram utilizados na palestra porque, na cidade, o cultivo do urucum foi potencializado há 10 anos. Na época, a parceria entre a prefeitura e produtores possibilitou o plantio das primeiras lavouras da cultura, envolvendo 12 famílias de agricultores familiares.
Com a troca de experiências, aliada as parcerias e assistência técnica foi possível a expansão da atividade no município, que hoje conta com mais de 100 produtores de urucum.